A revolução 5G e o mercado de seguros

Já imaginou acordar de manhã e encontrar seu café pronto na cafeteira de acordo com o horário que o seu alarme toca? E sair para uma caminhada matinal e ter uma análise 360° do seu desempenho com informações sobre sua saúde e acompanhamento integral do seu médico? E quando for entrar no seu carro, poder contar recursos de direção assistida 100% conectada e segura, sem precisar se preocupar em olhar para a rua? Esse futuro conectado e inteligente não está tão longe assim quanto você imagina.

O primeiro passo já foi dado com a chegada do 5G no Brasil. A tecnologia disruptiva é o meio de termos uma rede capaz de suportar um grande fluxo de dados e também uma grande quantidade de dispositivos conectados, fazendo com que a ideia de casa inteligente, por exemplo, seja uma realidade possível. A previsão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é de que, até julho deste ano, todas as capitais do Brasil já tenham a infraestrutura para oferecem cobertura 5G.

Essa disponibilidade para uso da nova tecnologia abre um leque de possibilidades para além apenas de empresas operadoras de telefonia. Uma pesquisa realizada pela KPMG, para analisar exatamente como o mercado brasileiro poderá se desenvolver com a inovação, consultou mais de 100 executivos de empresas de diversos setores sobre o assunto e apontou que 71% deste recorte pretende utilizar o 5G em seus negócios nos próximos cinco anos.

Para o setor de seguros, a implementação da tecnologia teria um avanço significativo quando falamos na capacidade de captar informações e realizar uma avaliação de risco mais individualizada. Hoje, já utilizamos a telemetria que faz um estudo mais profundo do perfil dos clientes e nos permite complementar as análises baseadas em dados históricos. Mas, com a amplitude do 5G, essa captação será muito mais diversificada e assertiva, possibilitando a oferta de coberturas personalizadas e com valores mais atraentes para clientes. 

Através do volume e velocidade maiores na transmissão de dados, é possível examinar com minúcia o desempenho de veículos e agilizar os registros de sinistros ou facilitar a precificação de um seguro residencial, por exemplo. Em função da alta conectividade, o 5G promete uma verdadeira revolução no modo no qual vemos e trabalhamos o mercado de seguros, ofertando muitas possibilidades de inovação e benefícios para os segurados.

Fonte: Revista Insurtalks, 11/07/2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui