MAPFRE patrocina exposição inédita do fotógrafo Nicholas Nixon
Nicholas Nixon, fotógrafo

Mostra acontece de 22 de janeiro a 18 de abril 

Como parte de suas ações de incentivo à cultura e à arte, a MAPFRE traz ao Brasil, pela primeira vez, um conjunto da produção do premiado fotógrafo Nicholas Nixon (1947, Detroit, Michigan, EUA). 

Viabilizada com acervo da Fundación MAPFRE e em colaboração com o Instituto Tomie Ohtake, a mostra tem curadoria de Carlos Gollonet, chefe de fotografia e obras da fundação espanhola. 

A exposição apresenta 181 imagens divididas em nove núcleos que indicam a notabilidade do artista em retratos e fotografia documental: As Irmãs Brown, Cidades, Varandas, Idosos, AIDS, Casais, Família / Casa, Retratos, Fotos Recentes. 

O premiado fotógrafo norte-americano explora o retrato desde a década de 70, centrando-se em temas como envelhecimento, família, afeto, cumplicidade e solidão. Embora mais conhecido pelo trabalho As irmãs Brown, em que registrou ano a ano um grupo de quatro mulheres, Nixon criou várias outras séries também reconhecidas por revelar justamente o que não se vê: a humanidade e a emoção contida em expressões de idosos residentes em asilos, pacientes soropositivos, casais, grupo de pessoas, além de vistas primorosas de cidades. 

“O patrocínio a essa belíssima exposição reitera o nosso compromisso social, uma vez que democratiza o acesso à cultura – tão importante para a formação e transformação da sociedade.”, destaca Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE Brasil. 

Atividades integradas 

A exposição será acompanhada de uma série de atividades educativas, como visitas mediadas, encontros exclusivos para professores, além de uma publicação sobre a obra de Nicholas Nixon e sua relação com temas sociais que podem ser abordados em sala de aula junto aos estudantes. A mostra contará também com recursos de acessibilidade, como videolibras e audiodescrição de algumas obras. 

Exposição: Nicholas Nixon – Coleções Fundación MAPFRE 

De 22 de janeiro a 18 de abril – Terça a domingo, das 12h às 17h – entrada franca 

Conversas on-line sobre as exposições

Apresentação e diálogo sobre as mostras em cartaz no Instituto Tomie Ohtake. 

Indicadas para maiores de 15 anos em grupos de até 20 pessoas, com duração média de 1 hora. 

Horários: terças e quintas, 10h e às 14h, realizadas pela plataforma ZOOM. 

Informações e inscrições pelo e-mail: [email protected] 

Conversas presenciais nas exposições

Mediante agendamento, para grupos familiares com até 4 participantes. 

Duração média de 40 minutos. 

Horários: sextas e sábados, às 14h 

Informações e inscrições pelo e-mail: [email protected]otomieohtake.org.br 

Medidas de segurança / visitação: Obrigatório uso de máscara / Medição de temperatura / Tapetes sanitizantes / Álcool em gel disponível em diversos pontos / Distanciamento mínimo de 1,5m entre os visitantes / controle de público, de 2 a 10 pessoas, dependendo da sala / percurso único / guarda-volumes desativado. 

Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros SP – Metrô Faria Lima/Linha 4 – amarela – Fone: 11 2245 1900 

Fonte: InPress Porter Novelli, 20/01/2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui