Competitividade

Escrito pelo corretor de seguros e advogado Nelson Fontana, em FEV 2021.

A empresa do meu colega de infância é a administradora do Parque do Ibirapuera. São as tais “privatizações” que tanta polêmica causam.

Pegaram todas as prestadoras de serviços que estavam instaladas no Ibirapuera há décadas, mantiveram seus contratos mas abriram vagas para que novos prestadores fizessem concorrência e melhorassem os serviços e custos para os usuários do parque.
Meu irmão, petista de carteirinha, é amigo do locador de bicicletas. O homem está indignado porque para continuar competitivo vai ter que baixar os preços.

Curiosamente os concorrentes que tiveram que comprar bicicletas conseguem oferecer este serviço por um preço menor que o dele…

Quando leio declarações dos líderes da classe dos corretores de seguros dizendo que o corretor não encarece o seguro e que o mercado não precisa de mais concorrência nem de flexibilização da distribuição… sinto pena… Os que mais acreditam nisto possivelmente vão ser os que mais vão se surpreender… E mais… Investidores com bilhões de Reais estão buscando rentabilidade acima da renda fixa que hoje é negativa. Capital pesado está vindo para a distribuição de seguros para competir com os corretores que estão vendendo o almoço para pagar a janta… classe totalmente descapitalizada…

Corretor não tem 20.000 reais para fazer campanha de marketing… Estes fundos tem milhões para investir nas startups que vão trazer tecnologia para a distribuição de seguros…

As seguradoras deveriam oferecer sistemas de cotação “com efetivação” do seguro 100% digital, pelos sites dos corretores, para a renovação ou contratação nova, permitindo aos corretores demitir toda ou quase toda sua equipe que cuida do seguro de automóveis, preparando-os para a concorrência que virá.

Se abandonarem o perfil e os bônus, passando a cotar com base no cruzamento do CPF, CEP e RENAVAM com bancos de dados, seria uma revolução, facilitando imensamente a contratação digital.

Mas… não podemos esperar que o empresário que aluga bicicletas para os usuários do Ibirapuera é que tenha a iniciativa de aumentar a concorrência. O papel dele é dizer que ele basta e que os preços não podem ser mais baratos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui