Culture analytics: quando os dados ajudam os líderes a gerir a cultura organizacional

A coleta e análise de dados sobre o trabalho remoto é uma ferramenta fundamental para o aumento da produtividade e entendimento da cultura organizacional

A migração do trabalho para o home office, aliado ao uso de tecnologias digitais, pode permitir que os gestores obtenham informações e insights sobre a cultura organizacional de uma forma inédita: é o culture analytics. Atualmente, com o uso de ferramentas de coleta de dados, os líderes podem obter diversas informações sobre o modo de trabalho dos colaboradores, aumentando o engajamento e a produtividade. 

“É o analytics a serviço da cultura das empresas. Com as pessoas e as organizações 100% conectadas, nunca tivemos tantos dados sobre o comportamento dos colaboradores”, diz Leylah Macluf, diretora de Talentos da everis Brasil. O culture analytics não se é a observação do dia a dia dos funcionários para descobrir se eles estão trabalhando ou assistindo a uma série, pois traz possibilidades muito mais amplas. 

O culture analytics possibilita, por exemplo, saber se as reuniões ou conference calls (mais comuns em tempos de pandemia) ocorrem sempre pontualmente ou se começam frequentemente atrasadas e qual é o porcentual de atraso. É possível também descobrir de quantas reuniões os colaboradores participam em média, o tempo de duração de cada uma delas e qual é o número médio de participantes. Qual é a importância dessas informações? Descobrir gargalos de produtividade. “Atrasos em reuniões significam tempo perdido, assim como reuniões longas e com muitas pessoas quase sempre são improdutivas. Com esses dados, os gestores podem criar políticas para tornar os calls mais objetivos e produtivos”, afirma Leylah. 

O uso de analytics também ajuda a identificar os funcionários que mais colaboram com as áreas e não se restringem a interagir por calls ou trocas de mensagens a se comunicar com seu gestor mais próximo; os líderes de cada área, ou seja, as pessoas que são referências e procuradas por seus pares para ajudar nas tarefas; e o comportamento dos profissionais que têm maior ou menor destaque. “Se as pessoas de alto rendimento têm o hábito de destinar uma hora para o almoço, podemos perceber importância do descanso ao longo da jornada. Ou, apenas, que os melhores profissionais conseguem se organizar melhor e não precisam fazer horas-extras”, observa Leilah. 

Do lado dos gestores, a ferramenta pode identificar os líderes que fazem reuniões individuais com sua equipe para coaching ou mentoring, a frequência e tempo de cada conversa. Pode-se também verificar os gestores que não dão autonomia aos seus subordinados. “Se o gestor participa de todos as reuniões dos colaboradores de sua equipe, isso pode identificar uma dificuldade em delegar”, afirma Leylah. 

Segundo a executiva da everis, todas essas informações ajudam a alta liderança a ter insights para entender a cultura organizacional e identificar os elementos que devem ser reforçados ou eliminados. “Em um momento de trabalho remoto, em que não há o contato físico do líder com suas equipes, encontrar maneiras de conhecer as pessoas, aumentar o senso de pertencimento e reforçar a cultura é fundamental”, conclui. 

A everis é uma empresa do grupo NTT DATA que oferece soluções comerciais e estratégicas, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de terceirização. A empresa, que conduz suas atividades nos setores de bancos, seguros, indústria, telecomunicações e saúde, obteve um faturamento de 1.5 bilhão de euros no último exercício. Atualmente, conta com mais de 27.000 profissionais distribuídos em seus escritórios e centros de alto desempenho em 17 países. 

A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a terceirização. Para mais informações, visite www.nttdata.com

Fonte: Market21 Comunicação & Marketing, 08/07/2021. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui