Nova marca, rebranding da Aliança da Bahia

A Alba Seguradora marca a nova era da Companhia de Seguros Aliança da Bahia. Sustentado na tradição, solidez e experiência de 153 anos de atividades, o reposicionamento da empresa acompanha a revolução digital e se dá num momento de expansão do mercado de seguros no Brasil. Desde 2021, o setor vem apresentando expressivo crescimento e tem previsão de ampliar mais 10% este ano, de acordo com a Confederação Nacional de Seguradoras (CNSeg). 

Fundada na Bahia no Segundo Reinado, quando teve a sua primeira apólice de seguro marítimo autorizada pelo imperador Dom Pedro II, a tradicional empresa atravessou as várias fases da República brasileira e guerras mundiais, sobrevivendo a inúmeras moedas e crises econômicas. Agora se renova com a transformação digital e inicia um novo ciclo como Alba Seguradora em tempo de globalização, conectividade e inteligência artificial.

Com consultoria da Ernst Young, foi realizado um estudo de mercado e iniciado o desenvolvimento do novo projeto que gerou a Alba Seguradora. A nova marca, que teve o trabalho de rebranding , reflete a combinação da tradição e experiência com inovação tecnológica, reforçando o conceito de que o cliente está sempre no centro das atenções.

Nesta nova investida, acompanhada de plena atualização tecnológica em parceria com a i4pro, que implantou o novo sistema, a Alba Seguradora restabelecerá operações com novos focos. “Se antes atuávamos fortemente em grandes riscos, agora a meta é atender à demanda de distribuição de seguros massificados”, informa o diretor comercial e de operações, Solon Barreto. O executivo explica haver relevância nos ramos de riscos pessoais, atendendo também ao mercado em riscos patrimoniais. O ramo prestamista e o produto de garantia estendida são também estratégicos. 

José Renato Tourinho, presidente da Alba Seguradora

O plano para atingir esses mercados enfatiza o tradicional canal corretor, em total sincronia com as ferramentas digitais, além de parcerias com representantes varejistas, entre outros do segmento affinity. A Cia já vem desenvolvendo negócios, como o contrato firmado com uma das maiores varejistas baiana para oferta de seus produtos como a garantia estendida, prestamista, entre outros. A distribuição em balcões financeiros e digitais também farão parte dos canais de vendas.

Lançamento

Em 06 de junho foi realizado o lançamento oficial da Alba Seguradora para o mercado, em Salvador. Inicialmente a prioridade da Alba Seguradora é o mercado do Nordeste. A ideia é que a expansão para outras regiões do país se realize paulatinamente num processo de capilarização programada.

Para Solon Barretto, o potencial de mercado brasileiro de seguros é muito grande. Segundo ele, menos de 10% da população tem seguro de vida individual, afora também o baixo índice dos demais produtos quando comparado a outros países. O crescente interesse pela educação financeira do povo brasileiro é um fator estimulador do mercado de seguros, que movimenta atualmente 6% do PIB nacional, de acordo com a CNSeg. Em 2022, o setor faturou – excluindo-se DPVAT, saúde complementar e previdência – cerca de R$ 160 bilhões.

Solon Barreto, diretor-executivo da Alba Seguradora

Pioneirismo

A renovada empresa surge com o DNA do pioneirismo de ter elaborado o primeiro contrato de riscos operacionais do mercado brasileiro com pluralidade de coberturas em uma única apólice (all risks) para usinas hidrelétricas. A Companhia Aliança da Bahia assegurou a construção da então maior hidrelétrica do mundo, a Itaipu Binacional, em 1978. A solidez, reputação e excelência técnica da companhia também lhe habilitou a ser sócia do Banco do Brasil na seguradora Aliança do Brasil, cuja participação posteriormente foi vendida à Mapfre Seguros. 

“Com seu know-how centenário, a Aliança da Bahia colaborou decisivamente para a montagem da sólida estrutura da BB Seguridade, uma das líderes atuais do mercado”, diz o diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenaseg), Danilo Silveira, acrescentando: “A Alba traz um diferencial peculiar que alia a tradição de quem participou de momentos marcantes da história nacional a uma operação ajustada às novas tecnologias”.

Fundada em 1870, como Companhia Aliança de Seguros Marítimos, depois Companhia de Seguros Aliança da Bahia, a Alba Seguradora herda a experiência de 153 anos e se renova no Século XXI com base financeira sólida e sustentável, estrutura organizacional bem definida, atualização tecnológica e uma equipe qualificada, com profissionais experientes em todas as áreas, desde a subscrição de riscos até a gestão de sinistros, passando pela análise atuarial e de investimentos. 

Fonte: JNS, 13/06/2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui