Seguradora amplia e diversifica produtos e serviços e investe em canais digitais para estimular mais negócios aos corretores e garantir maior proximidade com a categoria.
A Allianz Seguros atravessa um momento especial, segundo a diretora executiva Comercial Karine Barros. No almoço do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP), realizado no dia 2 de agosto, no Terraço Itália, a executiva comentou a nova fase da seguradora, marcada por mudanças e diversificação em produtos e serviços e por investimentos em canais digitais.
A Allianz também foi representada no encontro por Flavio Rewa, diretor Comercial Regional São Paulo Capital; David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida; e Luiz Cartolano, diretor executivo de Marketing e Transformação. O grupo dividiu a apresentação do tema “Allianz: mais proximidade, canais digitais e diversificação para ampliar os negócios”.
Muitas conquistas
“Um divisor de águas”. Assim, Karine Barros se referiu ao processo de integração das carteiras de seguro auto e massificados, que foi concluído em abril. Além da chegada de novos colaboradores, a seguradora, nos últimos dois anos, também revisitou produtos, como vida, auto e saúde, dentre outros; ampliou o canal de distribuição, firmando parcerias; e investiu em tecnologia para melhorar seus processos.
Karine Barros destacou que uma das iniciativas mais emblemáticas foi a parceria com mais de 60 assessorias no país, além de concessionárias e cooperativas. “Tem sido um prazer desbravar as oportunidades que o canal traz para a gente”, disse. A partir de sugestões dos próprios corretores, segundo ela, a Allianz revisitou produtos, ampliando e flexibilizando coberturas.
O seguro residencial, por exemplo, agora, apresenta diferenciais como valor de novo, sem depreciação; e a assistência 24 horas também para residências de veraneio. Já no seguro de vida, a novidade é a contratação para PME a partir de 3 vidas. Em outubro, está previsto o lançamento do novo PME Digital Allianz Saúde, com cotação, proposta e transmissão 100% digitais, incluindo a DPS eletrônica.
A executiva divulgou novidades nos seguros para frotas, que, a pedido dos corretores, passou a ter maior presença na carteira de caminhões e motos. “Tudo isso suportado por muita tecnologia, investimento e experiência em canais digitais”, disse. Outra novidade é o novo chat da Allianz, que a partir do uso de inteligência artificial, reduziu o tempo de espera e atende, atualmente, mais de 30% dos contatos.
Por fim, Karine Barros destacou as iniciativas para aumentar a proximidade com os corretores, como a presença em eventos e as campanhas de vendas, que premiarão os profissionais com ingressos para shows de Justin Bieber e Coldplay, ambos no Allianz Parque. “Nos eventos, temos a chance de discutir e mostrar nossas estratégias, e nos shows, a oportunidade de comemorar as conquistas, que são muitas”, disse.
Melhor seguradora
Coube a Luiz Cartolano apresentar as novidades com foco nos clientes. Para tanto, segundo ele, a Allianz tem investido em pesquisas de satisfação, que resultaram em boa pontuação, inclusive em relação à concorrência. “Nossos clientes são um dos mais satisfeitos no mercado brasileiro”, disse. O bom resultado também foi apurado no atendimento a sinistros, com média acima de 4 (de um total de 5).
Luiz Cartolano comentou a repaginação do chat, com o uso de inteligência artificial, que reduziu de 15 para 3 minutos o tempo de espera, e também da jornada de sinistro, cujo tempo de liquidação baixou para 7 dias. No caso da assistência 24 horas, a companhia implantou o atendimento por whatsapp para seguro auto, que, em breve, será liberado também para o residencial.
Em setembro, segundo o executivo, entra em operação o aplicativo para saúde e, posteriormente, para telemetria. Atualmente, a companhia já dispõe de canais de atendimento para corretores e clientes no Instagram e Facebook. “Queremos nos posicionar como a melhor seguradora do Brasil”, disse, acrescentando que, no próximo ano, a empresa lançará uma nova campanha. “Vocês, corretores, serão parte importante dela”.
Eleição no CCS-SP
O almoço com a participação da Allianz Seguros foi precedido pela apresentação de chapa para a eleição de diretoria do CCS-SP, que será realizada em setembro. Com o encerramento do prazo para apresentação de chapas, durante o almoço, a única registrada foi encabeçada pelo atual secretário Álvaro Fonseca, que será eleito por aclamação no próximo mês e empossado em outubro.
Álvaro Fonseca apresentou a composição de sua chapa, que terá como secretário Marco Antonio Cabral, como tesoureiro Gilberto Januário e na Junta Fiscalizadora Edmar Fornazzari, Claudia Regina Sacalina Camargo e Jorge Teixeira Barbosa. “É uma honra candidatar-me ao tão importante cargo de mentor do Clube”, disse o secretário.
Evaldir Barboza de Paula, atual mentor que entregará o timão (símbolo do Clube) ao novo mentor, se manifestou. “O Clube é feito da dedicação de pessoas, que assumem compromissos. Juntos, ajudamos a manter a pujança que o Clube sempre teve”, disse.
Fonte: Clube dos Corretores de SP, 04/08/2022.