Entidades assinaram acordo de cooperação durante o Fórum de Seguros Brasil-Reino Unido, 30 de outubro
Para impulsionar a colaboração em questões relacionadas às mudanças climáticas e à segurança cibernética, a Associação das Seguradoras Britânicas (ABI – sigla em inglês) e a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU). O documento sedimenta o compromisso entre as duas entidades no compartilhamento de boas práticas e casos de sucesso das seguradoras brasileiras e do mercado de (re)seguros do Reino Unido.
O MoU também inclui compromissos de colaboração antes da Conferência das Partes (COP30), que será realizada em Belém, capital do Pará, na região Norte do Brasil, em 2025. Para o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, a assinatura do Memorando de Entendimento vai conferir perenidade ao desenvolvimento do conhecimento sobre os produtos de seguros.
“Já estamos prevendo a realização de estudos conjuntos e trocas de informações que permitirão que o mercado brasileiro se desenvolva mais rapidamente com soluções mais rápidas”, sinalizou Oliveira. O executivo destacou que o início da parceria entre a CNseg e a ABI permitirá criar uma troca produtiva de informações e processos para projetos de mitigação de riscos associados às mudanças climáticas.
Hannah Gurga, diretora-geral da ABI, afirma que as mudanças climáticas e a lacuna global de proteção de seguros são áreas que a ABI e a CNseg estão comprometidas em enfrentar. À medida que nos aproximamos da COP30, estou feliz em marcar nosso relacionamento contínuo com a CNseg com este importante MoU para aprimorar nossos esforços em melhorar a resiliência diante de riscos emergentes.
“É uma oportunidade fantástica de mostrar a importância de nossa indústria na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e, o que é mais importante, encontrar maneiras de resolver a lacuna global de proteção de seguros. Nossas duas organizações se comprometeram com uma colaboração mais próxima em questões que incluem as mudanças climáticas, os riscos cibernéticos, a tributação e muitos mais”, complementou Gurga.
Assinado durante o Fórum de Seguros Brasil-Reino Unido (Brazil-UK Insurance Forum), evento organizado pela ABI e CNseg na embaixada brasileira na quarta-feira, 30 de outubro, o MoU também reconhece o compromisso contínuo mútuo em promover a cooperação, trocar opiniões e compartilhar informações sobre assuntos de interesse comum.