Bradesco Saúde realiza levantamento exclusivo entre os beneficiários

A Bradesco Saúde realizou um levantamento exclusivo entre os seus beneficiários para medir a adesão dos homens aos exames preventivos para o câncer de próstata.  Os resultados revelam um cenário de pouca adesão, deixando transparecer a baixa conscientização em relação ao exame. Em todos os estados brasileiros a taxa de adeptos em 2024 não chegou a 50%, entre os homens com idade elegível, acima dos 50 anos. Em São Paulo, estado com maior número de adeptos, apenas 39% (40.760) realizaram o exame. Já o Rio de Janeiro, teve 43% (24.005) de homens se prevenindo contra a doença. Na Bahia, foram 48% (9.204).

Os dados revelam ainda que a relutância ao exame aumenta com o avanço da idade. Em todos os estados, a partir dos 60 anos, o número de adeptos cai drasticamente. No Distrito Federal, por exemplo, quase 40% dos homens que realizaram o preventivo tem entre 50 e 59 anos. Na faixa acima, dos 60 aos 69 anos, os adeptos do exame caem para cerca de 20%.

Para a pesquisa, a empresa levou em conta os beneficiários do sexo masculino com idade acima dos 50 anos. O objetivo do levantamento, realizado pelo programa Juntos pela Saúde, da operadora, foi contribuir para o desempenho da campanha Novembro Azul, de conscientização em relação ao câncer de próstata. Para a realização da pesquisa foi levado em conta apenas os exames do tipo PSA (Antígeno Prostático Específico).

“Esse levantamento nos estimula a intensificar a campanha de conscientização contra o câncer de próstata. Em todas as regiões do Brasil, mais da metade dos homens elegíveis não realizaram o exame em 2024”, afirma Maria Beatriz Padilha, superintendente sênior da Bradesco Saúde.

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