A Fenacor completou 55 anos de fundação, no dia 25/10. Diante das novas necessidades da categoria que representa, composta, segundo dados oficiais da Susep, por aproximadamente 134 mil Corretores de Seguros registrados na autarquia, e atenta à realidade atual do mercado, a Federação, junto aos Sindicatos filiados, está constantemente se repaginando.

Federação e Sindicatos filiados vêm atuando como relevantes provedores de soluções, benefícios e muita capacitação. Foi o que aconteceu, por exemplo, durante a edição 2023 do “Conexão Futuro Seguro”, maior evento remoto de inovação e capacitação dos Corretores de Seguros no mercado brasileiro. O evento superou todas as expectativas, a começar pelo número de inscritos, que superou a marca de 4 mil profissionais do setor, e pela intensa participação do público no chat do encontro.

O foco está sempre direcionado para oferecer aos Corretores de Seguros de todo o País as ferramentas e soluções, além de novas oportunidades de negócios e da necessária capacitação, para que possam diversificar seus negócios e, dessa forma, estarem aptos para atuar nessa “nova ordem”.

O novo movimento representa um marco na vitoriosa história da Fenacor, que sempre atuou na defesa dos legítimos interesses da categoria, tendo contabilizado conquistas extremamente relevantes e históricas, como a inserção dos Corretores no Simples.

A nova realidade conduz a Federação para um novo patamar. E a Fenacor avança rapidamente nesse sentido.

Semente da Fenacor foi plantada no Rio Grande do Sul.

O livro editado na época da comemoração dos 70 anos de fundação do Sincor-RS conta o papel do Rio Grande do Sul na criação da nossa Fenacor:

O então presidente do Sincor-RS, Pedro Cardoso de Azevedo, convidou dirigentes sindicais da Guanabara, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco para formar uma comissão que conseguisse o reconhecimento da Fenacor junto ao Ministério do Trabalho.

Nossa Federação foi fundada em 25 de outubro de 1968, no Rio de Janeiro. Naquela data, seus fundadores foram:

ESTADO DA GUANABARA – CRISTÓVÃO DE MOURA
RIO GRANDE DO SUL – PEDRO CARDOSO DE AZEVEDO
SANTA CATARINA – BERTOLDO NEHZKE
SÃO PAULO – JOSÉ LOGULLO
PERNAMBUCO – MIGUEL DE MORAES PINHO

Faltava, porém, o reconhecimento, pelo Ministério do Trabalho, da Fenacor como entidade nacional coordenadora dos interesses da nossa categoria.

Em Porto Alegre foi formada a primeira comissão, liderada pelos presidentes de São Paulo e Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Após muitas idas a Brasília, o Ministério do Trabalho concedeu a carta sindical à Fenacor, no dia 21 de março de 1975, tendo como fundadores os sindicatos com mais de cinco anos de participação na entidade:

– A semente da luta pelo reconhecimento da Fenacor foi plantada aqui num encontro dos presidentes de Sincor’s – reforça Petzhold.

Estes foram os líderes:

Rio – Paulo Gynner/ Cristóvão de Moura/ Paulo Gomes Ribeiro
SP – José Quirino de Carvalho Tolentino – primeiro presidente da Fenacor
MG – Roberto Barbosa
RS – Sérgio Alfredo Petzhold
SC – Guido Magnani
PE – José Pinho / Miguel de Morais Pinho.

Fonte: Fenacor, 06/11/2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui