Evento é uma das ações integrantes da 7ª Semana ENEF, que acontece entre 23 e 29 de novembro
O Presidente da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg, Marcio Coriolano, participa em 25 de novembro de webinar organizado pela Susep, tendo como tema “O papel do regulador e do setor de seguros em tempos de crise”.
O webinar, que é uma das ações da Superintendência de Seguros Gerais dentro da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada entre 23 e 29 de novembro, contará também com a participação do Coordenador-Geral de Consultoria Técnica e Sanções Administrativas do DPDC/SENACON, Leonardo Albuquerque Marques; e do Diretor de Supervisão de Conduta da Susep, Rafael Scherre; sendo moderado por Marcia Cicarelli, sócia da Demarest, consultoria em seguros e resseguros.
A CNseg, a exemplo de anos anteriores, também participará ativamente da 7ª Semana ENEF promovendo uma série de iniciativas como podcasts com especialistas indicados pelas Federações associadas sobre Seguro de Automóveis, Seguro Residencial, Seguro de Garantia Estendida, Seguro de Vida, Seguro de Acidentes Pessoais, Planos e Seguros de Saúde e Títulos de Capitalização, com orientações sobre o que se deve saber antes da contratação de cada um desses produtos.
Também ocorrerá a apresentação de um vídeo sobre o Guia de Acesso do Consumidor às Empresas de Seguros e um quiz para as pessoas medirem seu grau de conhecimento sobre educação em seguros. A atualização da publicação Glossário de Seguros, e parcerias com instituições de ensino, como a realizada entre a CNseg e o Ibmec para a criação de uma disciplina de educação securitária nos cursos de graduação da instituição, também fazem parte do Programa de Educação em Seguros.
O Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, explica que todas essas ações fazem parte do Programa de Educação em Seguros, lançado em 2016 pela Confederação. “A iniciativa visa apresentar propósitos específicos do seguro, ressaltando suas diferenças e atributos em relação aos produtos e serviços financeiros. E ainda familiarizar não só consumidores com os seus principais conceitos, mas também todos os outros pares da cadeia, incluindo-se aí representantes dos Três Poderes- Executivo, Legislativo e Judiciário-, para que todos entendam melhor sobre os produtos e serviços proporcionados pelo setor e a relevância do seguro para o País”, ressalta.
A educação, acrescenta a Diretora-Executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, consta das iniciativas mais relevantes no campo institucional do setor de seguros, que detém em ativos o equivalente a 27% da dívida pública brasileira, sendo um dos maiores investidores institucionais do país, com papel importante a desempenhar na retomada do crescimento econômico. “No entanto, o consumo per capita de seguros, além de estar entre os menores do mundo, é concentrado entre as classes mais elevadas ou intermediárias da pirâmide social. Embora a renda seja um limitador, o desconhecimento de coberturas para todos os estratos sociais e o rótulo de que o seguro é caro deixam parcelas significativas da população sem proteção adequada. Nesse sentido, a educação em seguros é um importante instrumento para quebrar barreiras do desconhecimento e torná-lo mais inclusivo, contribuindo gradualmente para superar a participação de 6,7% do PIB, atualmente”, observa.
Fonte: CNseg, 20/11/2020.