Bain analisa tendências e benefícios do ESG para Seguros

Liderado por millennials e pós-millennials, surge um movimento de busca por ações responsáveis por parte das empresas com as práticas de ESG que impactam na forma de consumir e trabalhar. 

Apesar do conceito abstrato de “fazer a coisa certa”, consumidores sabem claramente o significado de ações de sustentabilidade e responsabilidade social, e já as consideram como elemento crítico de fidelidade do cliente, conforme medido pelo Net Promoter Score (NPS). 

Estes temas passam rapidamente a ser essenciais para atrair e reter talentos-chave e consumidores fiéis. A lealdade passa a depender cada vez mais da crença de que estão trabalhando ou comprando de uma empresa com uma missão mais nobre do que apenas gerar lucros trimestrais. 

O que fica claro a partir dos dados é que conquistar esses consumidores com mentalidade ESG tem uma enorme vantagem. Um levantamento da Bain os principais impactos positivos do ESG. São eles: 

  • 5 a 6 vezes mais crescimento
  • 4 vezes aumento na penetração no mercado doméstico 
  • 3 vezes mais lealdade do consumidor
  • 2 vezes mais valor de marca 
  • Bilhões em acesso a novos segmentos de mercado 

Por isso, a consultoria mediu os aspectos mais importantes de como as práticas de ESG têm impactado o setor de seguros: 

  • Quando comparado a outros setores, ainda há espaço para para crescer. Os principais stakeholders do setor de seguros estão cada vez mais preocupados e cobrando movimentos relativos à ESG.
  • Clientes: sustentabilidade está se tornando um fator significativo na aquisição e retenção de clientes, que estão incorporando o tema em suas escolhas de compra, tanto positivas quanto negativas
  • Reguladores: considerando o regulamento da UE específico para o mercado financeiro, incluindo seguros, entrará em vigor neste ano e introduz regras comuns sobre obrigações de transparência para com o cliente final, tanto a nível da entidade como do produto
  • Investidores: estão levando em consideração o ESG em suas decisões de investimento, agências de classificação estão promovendo a disponibilidade de dados ESG por meio da classificação
  • Funcionários: a sensibilidade dos funcionários aos tópicos ESG está aumentando em todos os setores, especialmente entre as gerações mais jovens. Eles buscam estruturas justas e transparentes de remuneração e incentivos e que incorpore objetivos ESG nas avaliações de desempenho, além da melhoria do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 
  • Participantes do mercado: as principais seguradoras estão definindo planos ESG ambiciosos, considerando este tópico uma prioridade máxima.

Fonte: RPMA, 22/06/2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui