Com arrecadação em R$ 3,8 bi, em 2024, o produto de seguro se consolida como aliado do consumidor, agregando ao presente mais segurança e durabilidade
Com o comércio aquecido pelo Dia das Mães, celebrado em 11 de maio, a busca por presentes de maior valor agregado, como eletrodomésticos e eletrônicos, mostra a importância da contratação do seguro garantia estendida, que estende em até três anos a garantia original do produto e oferece assistência técnica. Em 2024, um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostrou que o produto arrecadou R$ 3,8 bilhões, crescimento de 11% em relação ao ano anterior, enquanto as indenizações pagas somaram R$ 404 milhões – vale salientar que, em maio (mês das Mães) do ano passado a arrecadação do seguro chegou a R$ 336,5 milhões, subindo 27,3% sobre o período anterior (e bem acima da média final de 2024).
Esse aumento reflete maior atenção do consumidor à durabilidade dos produtos e à importância da proteção prolongada em datas de alto consumo. O cenário é reforçado pelos bons resultados do comércio varejista ao longo do ano. Em 2024, o setor varejista nacional cresceu 4,7% em comparação a 2023, o maior avanço anual desde 2012, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – somente o setor de móveis e eletrodomésticos, conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), também do IBGE, apresentou um crescimento de 9,9% em outubro de 2024, comparado ao mesmo mês do anterior.
Nesse contexto, o seguro garantia estendida se consolida como uma escolha estratégica do consumidor, uma maneira de demonstrar atenção com a saúde financeira da homenageada. “O seguro garantia estendida é como coração de mãe, cuida do que você mais ama e ainda pode prolongar a vida útil do presente”, define o presidente da Comissão de Seguros Gerais Afinidades da Federação Nacional das Seguradoras (FenSeg), Sidemar Spricigo.
“No Dia das Mães, quem incorpora o seguro ao presente está expressando o desejo de levar tranquilidade e proteção, especialmente quando falamos de produtos como eletrodomésticos e eletrônicos, que costumam ter maior valor agregado”, destaca. Além do prazo adicional e assistência técnica especializada, o seguro garantia estendida oferece cobertura contra defeitos inesperados e até substituição do produto.
Para o lojista, por sua vez, o seguro também representa um diferencial competitivo, agregando valor à venda e estimulando a fidelização. Em tempos em que o consumo vem acompanhado de mais racionalidade, oferecer uma solução que prolonga a vida útil do presente tem sido mais valorizado, principalmente quando o presente é para alguém tão especial.