Inovar é, ao mesmo tempo, a maior prioridade e o principal desafio dos profissionais de marketing no Brasil.
Esta é a principal conclusão do relatório global State of Marketing, produzido pela Salesforce, empresa de tecnologia focada em CRM.As tendências reveladas no relatório foram coletadas em uma pesquisa com mais de 8.200 líderes de marketing, incluindo 300 brasileiros, de 37 países.Para 61% dos profissionais de marketing brasileiros participantes do estudo, as expectativas do cliente são mais difíceis de atender do que há um ano. Dos entrevistados por aqui, 92% dizem que a pandemia mudou a estratégia de engajamento digital das empresas, e 91% apontam que a pandemia mudou a maneira de as marcas alcançarem o público.”Ao longo de pouco mais de um ano, os profissionais de marketing do Brasil navegaram por mudanças no comportamento do cliente que normalmente ocorrem ao longo de muitos anos”, afirma Daniel Hoe, vice-presidente de marketing da Salesforce na América Latina.Confira outros três aprendizados compartilhados no relatório:79% das organizações de marketing brasileiras estão adotando novas políticas em relação ao trabalho remoto, como processos mais bem definidos, rodízio dos funcionários, agendamentos via aplicativos e contratações sem limitação geográfica, entre outras iniciativas;o gerenciamento de dados está se tornando mais complexo. Os profissionais de marketing brasileiros esperam um aumento de 30% entre 2021 e 2022 no número de fontes de dados que usam;Métricas continuam ganhando terreno, mas, agora, métricas “presidenciais” -alterar o ponteiro de vendas; diminuir o custo de aquisição de cliente, aumentar a retenção de talentos e a diversidade das equipes, por exemplo. Profissionais de marketing estão reavaliando o que é “sucesso”: 70% dos CMOs ao redor do mundo alinham seus KPIs (os famosos “indicadores de performance”) com os dos CEOs.
Fonte: Renato Pezzotti, UOL Mídia e Marketing, 15/10/2021.