Fruto de um ano de pesquisas, a obra “Legado Assegurado” revela a memória do Seguro e sua importância no desenvolvimento econômico e social do Paraná.

A maratona de atividades comemorativas aos 100 anos do Sindseg PR/MS chega neste mês de maio a um dos momentos mais importantes para a instituição.

Iniciando pelo Norte do Paraná, uma exposição chamada “Seguro através do tempo”, que acontece no final do mês em Londrina (segunda-feira 27/05 às 18h30 no Aurora Shopping) e Maringá (terça-feira 28/05 às 18h30 no Metrópole Maringá), vai marcar o lançamento do livro do Centenário chamado “Legado Assegurado”, e também de uma edição especial de um selo comemorativos dos Correios.

A exposição “Seguro através do tempo” é uma síntese do rico acervo histórico levantado pela equipe de historiadores contratada pelo Sindseg PR/MS para mostrar o que de mais importante aconteceu na história do Paraná, do Seguro e do Sindicato nos últimos 100 anos.

De acordo com o presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado é uma exposição sem precedentes no setor. “Eu nunca vi nada parecido. Quem tiver a oportunidade de prestigiar essa exposição/lançamento vai se impressionar com a riqueza do conteúdo, imagens e textos que revelam as origens da cultura do Estado e do setor segurador, momentos-chave da economia, as transformações, tudo apresentado com a linguagem moderna e atraente da publicidade”.

O livro “Legado Assegurado”, que será lançado durante a exposição, levou um ano para ficar pronto. Foi produzido por uma equipe de mais de uma dezena de historiadores, sociólogos e pesquisadores liderados pelo maringaense Miguel Fernando, que é Mestre em História Política.

“Nessa incursão em nosso passado, pudemos encontrar fontes, argumentos e hipóteses que sustentam o Mercado Segurador como o grande balizador do desenvolvimento econômico do Paraná”, afirmou o autor.

Ele citou algumas passagens do livro que reforçam esta constatação, como a presença determinante das seguradoras para viabilizar os aportes necessários à expansão das linhas ferroviárias do estado, e também, no suporte aos agricultores em episódios marcantes, como as grandes quebras de safras decorrentes de geadas.

“São várias informações que estavam praticamente perdidas, não havia registros acadêmicos. Mas através da pesquisa aprofundada com entrevistas com seguradores e corretores, pudemos fazer essa documentação. É um material robusto e que certamente servirá de base de pesquisa para novas incursões em nosso passado”.

O livro “Legado Assegurado” é dividido em três partes. A primeira é dedicada a 100 anos da história do Paraná, “uma espécie de história geral destacando aspectos econômicos, sociais, culturais, formações territoriais, disputas, enfim, curiosidades históricas relevantes”. A segunda parte do livro conta a história do seguro no mundo, no Brasil e no Paraná e, por fim, na última parte, são feitas as conexões de como o Sindicato se relacionou em todo esse percurso do seu centenário.

Serão impressas mil cópias do livro, que tem 545 páginas e muitas imagens ilustrativas. A instituição pretende entregar uma cópia em ao menos uma biblioteca pública de cada um dos 399 municípios do Paraná.  Durante a exposição os visitantes poderão baixar gratuitamente o livro em PDF, e caso queiram receber uma cópia impressa gratuitamente, terão que se cadastrar nas redes sociais do Sindicato e enviar um e-mail solicitando o exemplar.

Selo

Na exposição “Seguro através do tempo” haverá um espaço dedicado a apresentar o selo dos Correios comemorativo aos 100 anos do Sindseg PR/MS. Foram impressos mil selos com a logomarca da instituição edição especial do Centenário. Eles poderão ser usados normalmente para o envio de cartas e inclusive vão estampar as correspondências enviadas pelo Sindicato neste ano de aniversário. A produção desses selos comemorativos é um serviço que os Correios praticamente descontinuaram, mas em um esforço da Diretoria do Sindseg PR/MS com a Direção do serviço postal viabilizou mais este ícone para os 100 anos.

Cronograma de ações

A sequência de ações alusivas ao Centenário teve início no aniversário de 99 anos da instituição, realizado em agosto do ano passado. Na ocasião foi apresentada a nova identidade gráfica do Sindicato, que modernizou inclusive sua logomarca, e teve início uma sequência semanal de postagens nas redes sociais contando a história do setor e promovendo as diversas modalidades de seguro. Um ciclo de palestras com grandes personalidades do Mercado iniciou em novembro de 2023, com o presidente da CNseg Dyogo Oliveira, e já realizou outros dois eventos com quatro dirigentes de seguradoras.

Foi criada uma homenagem chamada “Comenda Medalha Centenária Rosácea Paranista” para ser entregue a 100 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Seguro no Paraná. No final do mês ocorre as primeiras exposições “Seguro através do tempo”, com os lançamentos do Livro e selo em Londrina e Maringá, depois ainda ocorreram mais três exposições/lançamento, uma em Curitiba, no dia 25 de junho, na Universidade Positivo, e outras duas, em Ponta Grossa e Cascavel, após as festividades do Centenário.

Na data exata do aniversário de 100 anos, dia 28 de agosto, ocorrerá uma homenagem ao Sindicato na Assembleia Legislativa do Paraná, e no dia 13 de setembro, um grande baile de gala no Clube Curitibano completa o conjunto de ações festivas do Centenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui