Seguradora apoiará por mais 18 meses a rede Origens Brasil®, que busca promover a equidade social dos povos da região amazônica
Seguindo sua jornada de sustentabilidade, a Zurich Seguros acaba de renovar a parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) para apoiar por mais 18 meses a rede Origens Brasil®. Com a renovação, mais de 16 mil pessoas que vivem em regiões da Floresta Amazônica serão impactadas positivamente pelo projeto.
Com suporte financeiro da Z Zurich Foundation (fundação global do Grupo Zurich) e acompanhamento no Brasil da Zurich Seguros desde 2020, a rede Origens Brasil® conecta povos indígenas e populações tradicionais que vivem em terras indígenas e áreas de conservação com empresas interessadas em comprar seus produtos de forma ética. O intuito é fomentar a equidade social por meio da geração de renda, conferindo mais autonomia e participação nas cadeias produtivas com um preço justo de venda.
A iniciativa abrange seis dos nove estados brasileiros (Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Mato Grosso e Rondônia) onde a Floresta Amazônica está presente. São mais de 4 mil produtores de 76 etnias beneficiadas economicamente, que habitam na região e fazem negócios com mais de 30 empresas de maneira ética e transparente. Os produtos são provenientes da sociobiodiversidade brasileira e devem ajudar indiretamente cerca de 16 mil indígenas de populações tradicionais da Amazônia, com uma possível geração de renda de em média 5 milhões por ano.
Segundo Nathalia Abreu, gerente de Sustentabilidade da Zurich Seguros, além do comércio justo e da inserção dos produtores locais e povos indígenas na economia, o projeto ainda garante a preservação da floresta, à medida que coíbe atividades ilegais – estudos mostram que a maior parte das áreas de floresta protegida no Brasil estão em territórios ocupados por povos tradicionais. Ele também possibilita a preservação da cultura desses povos, que corre o risco de se perder devido a múltiplos fatores, como oportunidades de emprego limitadas e perda de territórios e recursos tradicionais.
“Quando assinamos a parceria, com duração de três anos, buscávamos a expansão da rede para novos territórios, ampliando o empoderamento econômico, social e ambiental para milhares de produtores locais e povos indígenas, objetivo que foi alcançado com sucesso nesses 3 anos”, diz a executiva.
Nathalia explica que, agora, a renovação vai garantir a continuidade do projeto a longo prazo e irá fortalecer ainda mais a Origens Brasil®. Duas grandes inovações estão sendo introduzidas nessa nova etapa da parceria: “A primeira é a implementação de um mecanismo financeiro para equalizar o valor pago aos produtores, de acordo com o mercado ético, ou seja, oferecer um preço competitivo como uma solução de curto prazo para atrair mais produtores para o projeto, especialmente mulheres e jovens”, discorre.
Ela continua: “A segunda é a criação de uma agenda para engajar empresários na compra dos produtos e o setor público na melhoria de políticas públicas que valorizem a produção das populações tradicionais e dos povos indígenas na Amazônia. Isso dará mais corpo e sustentação à inserção desses povos na economia a longo prazo”, ressalta a executiva.
Luiz Brasi, Gerente da rede Origens Brasil® no Imaflora, diz que nos últimos três anos, a Z Zurich Foundation foi o principal apoiador da rede, o que aumentou o valor agregado da marca junto aos consumidores e incentivou novas empresas a aderirem à rede e praticarem transações comerciais éticas e transparentes com as comunidades da Amazônia. “Com isso, além de aumentar o número de pessoas que podem produzir itens com rastreabilidade e garantia de origem, expandimos a rede para novos territórios, contribuindo para a manutenção da floresta em pé, geração de renda e qualidade de vida dos povos das comunidades”, destaca.
“A partir dos recursos Z Zurich Foundation, cinco organizações comunitárias receberam apoio para estruturarem as suas cadeias produtivas nos territórios, o que permitiu que, ao longo desse processo, a comercialização de novos produtos com o mercado ético”, complementa Luiz
Shirlei Arara, que faz parte do povo Karo Arara, da aldeia PayGap, da Terra Indígena Igarapé Lourdes, explica o quanto é importante a retomada do extrativismo da seringa, da participação das mulheres na atividade, junto com seus esposos e filho na coleta da Seringa. “Isso vai fortalecer não só o nosso território, mas também todo o trabalho e a renda sustentável da nossa comunidade, da nossa juventude e das mulheres”.
Comercialização de produtos com o selo Origens Brasil®
Toda a transação comercial dos produtos rede Origens Brasil® segue princípios éticos: transparência nas negociações, pagamento de preços adequados e respeito aos modos tradicionais de produção.
Por meio de uma plataforma proprietária, existe um rastreamento de todos os produtos da rede Origens Brasil®, que podem ser comercializadas pelos povos amazônicos que desejam usar o sistema de garantia da rede com aplicação do selo de garantia, ou por empresas interessadas em insumos.
Todos os produtos possuem um QR Code que leva ao site da Origens Brasil®, onde é possível encontrar informações detalhadas dos itens, identificação dos territórios de origem e locais de compra.
Sobre a rede Origens Brasil®
Criada em 2017 pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Instituto Socioambiental (ISA), tem a missão de fomentar o comércio ético de produtos da sociobiodiversidade originados de povos indígenas e populações tradicionais. Reúne 36 empresas, 15 instituições de apoio e 65 organizações comunitárias, as quais aglutinam mais de 4 mil produtores locais de 77 etnias e grupos sociais dos estados da Amazônia Legal. O impulso dessa economia contribui para criar valor econômico e manter em pé mais de 60 milhões de hectares de florestas em Unidades de Conservação e Terras Indígenas.