Meu Doutor Novamed alerta para aumento de patologias na coluna com postura inadequada no home office

Número de pacientes com queixa de dores posturais cresceu 60% na rede entre 2019 e 2022. Especialista fala sobre importância da ergonomia correta no trabalho e estudo em casa

 No início da vida escolar, começam os alertas dos médicos em relação à postura ao carregar a mochila. Se a recomendação fosse seguida, evitaria muitas patologias na vida adulta. Com a mudança de rotina após a pandemia da Covid-19 e a instituição do modelo de home office, a adaptação da casa para um ambiente de trabalho e estudo nem sempre acompanha a ergonomia adequada para preservar a saúde da coluna.  

Entre 2019 – ano anterior à pandemia – e 2022, a rede de clínicas Meu Doutor Novamed, do Grupo Bradesco Seguros, registrou um aumento de 61% no índice de pacientes com problemas relacionados com queixa postural. Em Curitiba, cidade que se destaca pela forte presença de empresas de tecnologia, segmento no qual a prática do trabalho remoto é bastante disseminada, a rede registrou um salto ainda mais expressivo, superior a 600%, na demanda por atendimentos relacionados à coluna, na comparação entre 2020 – ano em que a rede chegou à capital paranaense – e o ano passado. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial vai desenvolver ou já desenvolveu algum tipo de dor nas costas ao longo da vida. Os especialistas alertam para a importância de se dar a atenção à postura adequada nas atividades realizadas em casa. A posição inadequada ao trabalhar, estudar ou até mesmo ao executar as tarefas mais simples, como caminhar, têm acarretado problemas diversos para a coluna.  

Segundo o ortopedista Marcos Paulo Vanzin, da Meu Doutor Novamed, pacientes entre 18 e 55 anos podem sentir algum tipo de dor lombar baixa ou dor nas costas.  “De acordo com trabalhos de revisão sistemática, a dor lombar pode afetar tanto homens quanto mulheres, sendo a faixa etária mais comum ao redor dos 40 anos, com maior incidência em pacientes sedentários, obesos e trabalhadores braçais. Geralmente as causas mais comuns de dor lombar são devido à sobrecarga mecânica da coluna, dor miofascial (condição clínica específica de dor muscular associada à presença de um ou mais pontos sensíveis) e dor por contratura muscular”, explica o especialista, que trabalha na rede de clínicas em Curitiba.

E complementa: “Ainda considerando as causas para o desenvolvimento de queixas posturais, podemos listar ocorrências discogênicas (irritação do disco intervertebral), facetaria (provocada pelo desgaste das articulações das facetas) ou decorrente de uma hérnia de disco intervertebral”. 

Como identificar os sintomas
São inúmeras as causas que podem indicar problemas na coluna, dentre os principais indícios, o Dr. Marcos Paulo Vanzin destaca: 

  • Dor intensa na coluna;
  • Dor que persiste por mais de 30 dias;
  • Perda de força e formigamento nas pernas.

Ainda sobre os sintomas mais importantes de desajuste na coluna, o ortopedista da rede Meu Doutor Novamed ressalta: “Dor após algum tipo de trauma, emagrecimento e febre associados são sinais de alarme que requerem uma investigação médica apropriada. Ainda em tempo, caso o paciente seja portador de algum tipo de doença crônica, tais como tumores ou doenças reumatológicas, bem como seja usuário crônico de corticoide ou etilista e apresente dor lombar também é necessária uma avaliação ortopédica detalhada”.

Dor nas costas: causas mais comuns

Em linhas gerais, o desconforto na coluna pode se manifestar de forma muscular, lombar, na cervical ou na dorsal, e independente do modelo, cada queixa possui singularidades.

“É importante lembrar que nem toda dor é igual. As dores musculares geralmente melhoram espontaneamente ou com uso de analgésicos simples, em um período de uma semana, e dificilmente ultrapassam um mês de sintomas. Quando o paciente apresenta dores que permanecem por mais de 30 dias, dores com irradiação para as pernas e que estejam acompanhadas de perda de forca e formigamento temos indicativos que podem ser decorrentes de algo mais sério, como uma hérnia de disco”, como destaca o Dr. Marcos Paulo Vanzin.

O diagnóstico deve ser feito por meio de consulta clínica, exame físico apropriado e, quando indicado, por exames complementares como radiografia e ressonância magnética.

Como o estilo de vida impacta à saúde da coluna 

Ficar muitas horas sentado, assumir qualquer posição na cadeira para trabalhar, estudar ou até mesmo para dormir pode causar dores ou lesões na coluna. Para o Dr. Marcos Paulo Vanzin, corrigir a posição incorreta e estar atento à postura é parte da solução do problema da dor nas costas, no entanto, é na prevenção que está a chave para evitar o desgaste da coluna.

“Devemos nos manter ativos, praticar algum tipo de atividade física como musculação, natação ou pilates. Isso é fundamental para a manutenção da saúde da nossa coluna. Hoje temos uma grande quantidade de pessoas trabalhando em modelo de home office ou no sistema híbrido, que por vezes trabalham em condições inapropriadas a ergonomia ou que se sentem mais confortáveis em casa e acabam não prestando atenção à postura. Nos dois casos, o resultado são dores na coluna, e por isso é importante lembrar que, mesmo estando em casa, a manutenção de uma postura adequada é importante para evitar problemas futuros”.

Segundo o estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, em 2020, 23,5% das pessoas que estavam trabalhando remotamente se queixavam de dores cervicais, e 41%, de dores lombares. Por isso, o ortopedista da rede de Meu Doutor Novamed destaca a importância do cuidado com a saúde da coluna. 

Manter uma postura inadequada durante o uso prolongado e excessivo de smartphones, tablets ou mesmo o computador sem o ajuste adequada pode causar danos graves e comprometer a saúde da coluna vertebral. A combinação destes hábitos modernos pode desencadear a chamada Síndrome do Pescoço de Texto – Text Neck Syndrome – que é uma sobrecarga na musculatura e nas articulações vertebrais, que podem ocasionar dores na nuca, e até mesmo nos ombros. De acordo com o estudo “Prevalence and risk factors associated with musculoskeletal complaints among users of mobile handheld devices: A systematic review” um percentual de até 68% dos usuários de smartphones sofrem com cervicalgia. 

“Muitas vezes uma má postura acaba causando sobrecarga mecânica na coluna, o que pode levar a um desgaste prematuro das articulações, além de causar dor e limitação nas atividades do nosso dia a dia. Também devemos estar atentos à forma de levantar peso ou objetos do chão. Sempre ao levantar um objeto devemos flexionar os joelhos e fazer força nas pernas, evitando flexionar e fazer força com a coluna ao levantar”, diz o especialista.   

Dicas para cuidar e prevenir queixas posturais

É fundamental fazer ajustes na rotina para cuidar da coluna e prevenir futuras lesões. O Dr. Marco Paulo Vanzin destaca 4 dicas importantes para evitar as indesejáveis dores nas costas: 

  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Realizar alongamentos nos intervalos de trabalho;
  • Realizar pequenas pausas ao longo do dia para correção da postura, regulando o seu posto de trabalho e procurando manter a coluna de forma reta, evitando se curvar sobre o computador ou ficar encurvado na cadeira;
  • Manter-se dentro de seu peso ideal. 

Fonte: Approach, 17/05/2023.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui