Inteligência Artificial está tornando o processo de sinistros da Youse mais rápido

Software baseado em IA foi projetado para aumentar eficiência das vistorias, acelerar o pagamento de indenizações, além de fortalecer a prevenção de fraudes nos sinistros.

A Youse Seguros implementou a Inteligência Artificial como mais uma ferramenta para otimizar e aumentar a eficiência do processo de sinistros do Seguro Auto da insurtech. A tecnologia também permite que o pagamento de indenizações seja mais rápido, além de ajudar na prevenção de fraudes. A iniciativa faz parte da parceria com empresas como a Cilia, desenvolvedora da tecnologia capaz de analisar os danos em um carro sinistrado por meio de fotos tiradas pelo celular do segurado, e a FRISS, empresa globalmente reconhecida como fornecedora de prevenção e detecção de fraudes com base em IA. 

A ideia é possibilitar que o pagamento das indenizações seja feito em tempo real, de forma cada vez mais rápida. Assim que o segurado acionar o sinistro, a Inteligência Artificial se encarrega de analisar cada detalhe das imagens, tornando o processo instantâneo e aumentando a eficiência. Em poucas horas, o cliente poderá ter seu problema solucionado, agora de forma ainda mais online e com mais segurança.

Em testes desde 2021, a inovação já está sendo implementada para analisar as vistorias online da seguradora digital, utilizando a tecnologia para tornar o processo de acionamento e pagamento de sinistros mais rápido, simples e seguro. Arthur Carvalho, diretor de Operações da Youse, fala sobre os avanços tecnológicos da empresa, primeira seguradora 100% digital do Brasil. 

“Através de algoritmos altamente avançados, combinados aos mecanismos de reconhecimento de imagem que utilizam inteligência artificial (IA), conseguimos identificar, classificar e distinguir imagens. Esses algoritmos ajudam a classificar imagens baseadas em aprendizado automatizado em categorias pré-definidas. Além de classificar, conseguem fazer detecção especializadas de objetos para cruzar com informações de uma peça com ou sem avaria”, explica Carvalho.

“Por último, aplica-se segmentação semântica entendendo partes da imagens para melhor delimitação do conteúdo, literalmente analisando pixel por pixel. Todo esse processo é feito pelo próprio segurado em auto-serviço, que através do nosso aplicativo no celular é guiado para capturar todas as imagens de forma simples e precisa”, finaliza.

A tecnologia foi projetada com objetivo de fortalecer o processo de sinistros e ficará responsável por analisar o grande volume de acionamentos de vistorias online, aumentando a eficiência operacional e diminuindo o tempo das indenizações. A expectativa é que o modelo online passe a ser o principal meio de acionamento de sinistros, podendo ser utilizado em 90% das vistorias.

A ideia é possibilitar o pagamento do sinistro em tempo real, por meio de análise de fotos das avarias. A inovação traz um formato que dá mais autonomia e empoderamento ao cliente – tudo o que ele precisa está disponível no aplicativo, pronto para ser utilizado. Além disso, os custos podem ser reduzidos pela metade com a implementação, o que acaba beneficiando todos os lados.

“Este modelo de aprendizado tecnológico, conhecido como Machine Learning, significa que quanto mais o processo automatizado de análise de imagens for utilizado, mais ele ficará treinado e refinado, aumentando a assertividade gradualmente. A Youse é uma empresa orientada a dados, que se transformam em informações e norteiam decisões de negócio para ofertarmos produtos personalizados e mais democráticos para todos os nossos clientes”, completa Arthur Carvalho.

Fonte: Giusticom, 09/06/2022.

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