Filosofia de gestão implantada na companhia foi tema de palestras de especialistas da empresa, do Lean Institute e de convidados externos durante o Lean Day
Em novembro, a SulAmérica promoveu para seus colaboradores e parceiros a terceira edição do Lean Day, evento que reuniu especialistas na metodologia, o staff da empresa e convidados externos para discutir como a companhia implementou essa filosofia de gestão e a forma como ela cresceu, se desenvolveu e apoia a solução de problemas para realização da estratégia da SulAmérica. Durante os três dias de encontro, realizado de forma totalmente online, foram apresentados 12 trabalhos de grupos de funcionários, nas categorias Foco do Cliente e Excelência em Produtividade, e os colaboradores puderam entender como o Lean pode contribuir, em especial nas áreas de desdobramento da estratégia, saúde, cultura, sustentabilidade, inovação e transformação digital na SulAmérica e no mercado.
Na ocasião, Patricia Coimbra, vice-presidente de Capital Humano, Administrativo e Sustentabilidade da SulAmérica, ressaltou que o Lean ajudou no desenvolvimento das competências que suportam a transformação digital, cultura que faz parte do novo ciclo estratégico iniciado em 2018, quando a companhia passou a investir mais fortemente em inovação. De acordo com ela, quando se fala em Lean e em investimento em digital, o foco é na mesma direção, de entregar valor para o cliente e ser mais eficiente nos processos.
Representantes do Lean Institute que participaram do evento ressaltaram a importância da SulAmérica ter implementado o Lean em seus processos de gestão e de trabalho. Segundo Flávio Battaglia, diretor do instituto, a companhia faz algo inédito graças à escala de implementação do sistema, que foi incorporado em todos os setores da empresa. Para Paloma Rubinato, head Lean em Saúde na organização, a empresa está aplicando o Lean quando coloca o seu cliente no centro, e é exatamente isso que a SulAmérica faz com sua iniciativa de saúde para os beneficiários, colocando, sempre, o paciente no centro do cuidado. Ela deu exemplos de como o método beneficia o cliente: quando aplicado no pronto-atendimento, o Lean traz agilidade para o paciente, que passa menos tempo dentro do hospital ou quando o sistema trabalha para que as autorizações de procedimentos saiam mais rapidamente.
O Lean Day também premiou as equipes que apresentaram as melhores soluções para foco do cliente e excelência em produtividade. Os times vencedores ganharam uma viagem para o Vale do Silício que contemplará atividades de lazer e um programa personalizado de treinamento vivencial sobre inovação, cultura digital e startups. O projeto vencedor em Excelência em Produtividade, “Autonomia na resolução de estoque de pendências externas”, tinha como objetivo resolver questões que impactam a operação da área de compra direta; foram identificados ofensores e foram criadas estratégias para resolver esses problemas com autonomia dentro da SulAmérica. Como resultado, a equipe obteve um fluxo sem interrupções externas, contribuindo ainda mais para o sucesso da área.
Já o projeto vencedor em Foco do Cliente, ” Humanidade e dignidade nos últimos dias de vida “, abordou a oportunidade de melhorar o cuidado integral de todos os nossos pacientes terminais da SulAmérica, por meio da oferta direcionada de cuidados paliativos.
Fonte: Weber Shandwick, 02/12/2020.