Referente ao Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro – Sincor-RJ
Prezados Colegas,
Em dezembro de 2022, ingressei com uma ação judicial contra o Sincor-RJ solicitando a anulação da Chapa 1, liderada pelo Sr. Nilo Rocha, tendo em vista que os membros que integravam a chapa faziam parte da diretoria em exercício, eleita em 2018, que não realizou a assembleia de prestação de contas dentro do prazo, em 2020. Por isso, e de acordo com o regimento eleitoral, artigo 6º, Inciso II, não poderiam concorrer.
Obtivemos a tutela antecipada e enquanto não fosse transitado em julgado o mandato da diretoria anterior foi prorrogado. Somente esse ano ocorreu o julgamento, em primeira instância, e na quarta-feira passada, 24 de setembro de 2025, o julgamento em segunda instância, onde ambos foram julgados improcedentes, mesmo o Sincor-RJ só tendo realizado a assembleia de prestação contas dos anos de 2019 e 2020 em julho de 2021, fora do prazo e após ter sido condenado em outra ação movida por mim.
Embora ainda seja possível recorrer da sentença, mas como o Sincor-RJ voltou a ser filiado à Fenacor, e terá obrigação de convocar um novo pleito neste ano de 2025, e a ação está impedindo, estou abrindo mão de novo recurso para evitar a possível desfiliação do Sincor à Fenacor.
Estamos informando ao juizo onde tramita a nossa demanda, que não haverá recurso e a Chapa 1, com o Sr. Nilo Rocha presidente eleito, tomará posse, podendo assim convocar novas eleições ainda esse ano.
Ao Sr. Nilo Rocha e toda sua diretoria eleita fica meu desejo, e com certeza de todos os corretores, de uma boa gestão, com respeito e total transparência, condição fundamental para a credibilidade da diretoria que vai representar nossa categoria, desejando que utilize os mesmos canais de comunicação usados para divulgar o trabalho e as ações da direção do Sincor-RJ, tais como benefícios, serviços disponíveis, cobranças, para também divulgar as convocações para as assembleias, atas, e, principalmente, as contas do Sindicato.
Seguirei firme com nosso grupo acompanhando o trabalho como deve ser feito.
Jayme Torres Pereira Junior
Corretor de seguros
Entenda: