Luzes de decoração natalina podem causar curto-circuito elétrico e pedem atenção redobrada da população
É característico do período de final de ano ver casas e apartamentos enfeitados com luzes e motivos natalinos. Além disso, devido as altas temperaturas de verão, as pessoas ligam cada vez mais aparelhos nas tomadas de suas residências para refrigerar o ar e amenizar o calor – é aí que mora o perigo. A inadequação das instalações elétricas ameaça a segurança das pessoas e das edificações.
Para destrinchar o assunto e dar dicas valiosas de conscientização, cuidados e prevenção de riscos, a Bradesco Seguros convida o superintendente executivo de sinistros, Rodrigo Herzog, que pontua:
- Evite o uso de vários adaptadores em uma única tomada e não sobrecarregue o circuito elétrico;
- Se um disjuntor desarmar, fique atento, pois esse é um indício de que está ocorrendo uma sobrecarga no sistema elétrico;
- Fios desencapados e sem isolamento podem ocasionar um curto-circuito. Certifique-se que fios elétricos de enfeites de Natal estão em boas condições;
- Não deixe o ar-condicionado ligado enquanto não estiver em casa;
- Ao dormir, desligue as luzes da árvore de Natal.
Ainda com todo cuidado, infortúnios podem ocorrer. A seguradora dispõe de um produto residencial ‘Sob Medida’, completo e flexível, pensado para proteger o imóvel e/ou seu conteúdo. Já na cobertura básica, a proteção resguarda o patrimônio em casos de incêndio, fumaça, explosão, recomposição de documentos pessoais, entre outros. A seguradora ainda dispõe da assistência ‘Check-up Residencial’ para revisão de instalação elétrica, verificação de vazamentos, serviço de chaveiro, serviço de hidráulica, limpeza, indicação de mão de obra especializada, troca de tomadas, entre outros.
“Promover a conscientização é o primeiro passo para as pessoas guardarem melhor de seus bens. As festas de fim de ano são um momento para alegria e confraternização e não dor de cabeça. Nosso objetivo é fornecer informações de forma clara e humanizada aos consumidores. Boas festas a todos”, deseja Herzog.
Fonte: Approach, 27/12/2021.