Com essa estratégia, a companhia busca ampliar em até 50% o seu mercado endereçável
A Akad passou a comercializar em julho uma proteção para Acidentes Pessoais. A oferta marca a estreia da seguradora no segmento de Seguro de Pessoas após obter a autorização da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) no início deste ano. A companhia já deve iniciar com uma carteira superior a 400 mil vidas seguradas, resultado de um acordo estratégico com um de seus parceiros.
Acumulando recordes de crescimento desde que recebeu um aporte da GP Investimentos e da empresa de cibersegurança Cyberlabs, a Akad registrou faturamento de R$ 926 milhões em prêmios brutos emitidos no consolidado de 2023. Até então, a seguradora operava apenas com Seguro de Danos, com destaque para as carteiras de Responsabilidade Civil Profissional, Transportes, D&O e Bike.
Com a iniciativa de Seguros de Pessoas, a Akad se coloca apta a atuar em um segmento que só no ano passado movimentou mais de R$ 60 bilhões em prêmios. Em termos práticos, a seguradora amplia em quase 50% seu mercado endereçável.
“Ampliaremos ao máximo as possibilidades para os corretores”, projeta Danilo Gamboa, CEO da Akad (foto). Segundo o executivo, a intenção é criar uma espécie de one-stop-shop de seguros, com a possibilidade de diversificar e até customizar produtos diferentes em Danos ou Pessoas, indo desde proteção familiar e empresarial até assistência contra roubo de bicicletas e celulares.
Para ganhar espaço rapidamente no mercado de Pessoas, a ideia é apostar no fortalecimento de canais de parcerias, estratégia que já vem gerando resultados importantes para a seguradora. “Todo nosso ecossistema de aplicações está disponível para prover flexibilidade e agilidade no desenvolvimento de novas soluções de seguros para nossos parceiros”, garante Lucas Mariano, diretor de Estratégia e Novos Negócios da Akad. “Temos criatividade e capacidade tecnológica para endereçar demandas de parceiros dos mais diversos tamanhos e segmentos da economia”, acrescenta o executivo.
Nos últimos meses, a Akad ganhou notoriedade ao firmar parcerias a partir de um modelo conhecido como embedded insurance, pelo qual a seguradora integra seus seguros a plataformas de meios de pagamento, varejistas e instituições financeiras. Esta tendência possibilita, por exemplo, contratar uma apólice na mesma jornada de aquisição de um bem ou serviço. No exemplo mais emblemático, a Akad se aliou à Stone e passou a comercializar seus seguros pelas maquininhas de cartão de crédito e débito desde agosto do ano passado.
Além de Acidentes Pessoais, outros dois ramos despertam o apetite da seguradora no segmento de Pessoas: Vida e Prestamista. Juntas, essas três modalidades de seguro representam mais de 80% dos R$ 60 bilhões em prêmios emitidos. Não por acaso, a Akad espera complementar seu portfólio de Pessoas e lançar produtos de Vida e Prestamista ainda este ano.