Ação, em parceria com a ONG Cabelegria, arrecadou cabelos para confecção de perucas destinadas à pacientes em tratamento contra o câncer
Em prol da campanha Outubro Rosa, movimento celebrado no Brasil e no mundo com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a Porto Seguros, vertical de Seguros da Porto, realizou na última semana uma ação especial, em parceria com a ONG Cabelegria. A organização esteve presente na sede da companhia, em São Paulo, e levou uma estrutura móvel para receber doações de mechas de cabelos de colaboradores da empresa. Este mês, a Porto Seguros e a Cabelegria celebraram três anos de parceria.
A ação integrou a programação de ações do Outubro Rosa promovidas pela Porto. As mechas doadas serão usadas na confecção de perucas que, posteriormente, serão doadas à pacientes em tratamento. A ação gera empoderamento e resgata a autoestima de quem enfrentam a doença.
A colaboradora Natalia Silva foi uma das pessoas que contribuíram com a ação. Doando mechas do seu cabelo pela primeira vez, ela explicou que recentemente perdeu um ente querido, vítima de câncer. “Existe todo um contexto. Também já convivi com outras pessoas que precisaram enfrentar essa doença, e percebi o quanto é difícil, e por isso dedico a elas esse gesto. Acho que o mais gratificante é saber que estou fazendo a diferença na vida de alguém que precisa muito desse gesto, e faço isso com muito carinho”, declarou.
Outra mulher que aderiu à campanha foi Geovana Oliveira, que já participou desse tipo de doação outras vezes, e inclusive se programa para isso. “Deixo meu cabelo crescer até um determinado tamanho para poder cortar e doar. Acho muito importante, pois não tem custo, pode beneficiar várias pessoas, homens, mulheres e crianças. Ou seja, você nem precisa ter um cabelo muito comprido para poder doar. Mas só o fato de estar doando faz uma diferença grande para quem vai ser beneficiado”.
A doação de perucas para pacientes em tratamento contra o câncer e de outras patologias cujo tratamento provoca a queda do cabelo tem um significado que vai muito além da estética. “Isso vai muito do paciente. Tem aqueles que lidam muito bem com a falta de cabelo, mas a grande maioria sente essa falta. E o tratamento oncológico traz a perda de cabelo como uma condição e não uma opção. Por isso, a Cabelegria, em muitos casos, ultrapassa a questão do resgate da autoestima, ela devolve a vida social dessas pessoas e seu bem-estar”, explica a presidente da ONG, Mariana Robrahn.
Para os pacientes que querem receber a peruca, o processo é bem simples. É preciso entrar no site da Cabelegria, fazer um cadastro e enviar os documentos necessários. Se a pessoa beneficiada residir em São Paulo, a retirada do acessório pode ser feita em um dos pontos de distribuição sinalizados no site. Caso, resida em outro domicílio, a ONG faz o envio de forma gratuita.
Fonte: Imagem Corporativa, 28/10/2022.