Aon plc (NYSE: AON), líder global em serviços profissionais, destacou o impacto do aumento dos custos médicos na saúde financeira das empresas durante a Human Insights Conference 2024, realizada ontem, no teatro B32, em São Paulo.

O tema foi amplamente abordado em um painel que reuniu líderes do setor, incluindo o vice-presidente de Health & Talent da Aon no Brasil, Leonardo Coelho, o presidente do Conselho Administrativo da Rede One Care, Sérgio Ricardo Santos, que também atuou como moderador do painel, o diretor gerente da Bradesco Saúde e vice-presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Flavio Bitter, o diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Nunes da Silva, a CEO da SulAmérica, Raquel Reis, o presidente executivo do Conselho de Administração da DASA, Doutor Romeu Domingues, o presidente da Rede Mater Dei, Henrique Salvador, e o superintendente de Atenção à Saúde da Unimed Belo Horizonte, Sérgio Bersan, que compartilharam suas experiências e estratégias para enfrentar os desafios financeiros impostos pelo aumento contínuo dos custos médicos.

Foi discutido como programas de gestão de saúde estão ganhando força nas estratégias das empresas, visando tanto a sustentabilidade dos contratos de saúde quanto o reforço nas práticas de bem-estar voltadas à força de trabalho.

Conforme o Relatório das Tendências Globais dos Custos de Saúde 2024 da Aon, a previsão é que a taxa média de aumento de planos de saúde corporativos no Brasil será de 14,1% em 2024. Esses dados reforçam os desafios significativos das empresas com os custos médicos, incentivando práticas inovadoras para o gerenciamento dessas despesas.

A Pesquisa de Benefícios 2023 da Aon, realizada com mais de 929 empresas de diversos setores e portes no Brasil, indica que os principais programas de gestão de saúde voltados a colaboradores, são:

Pesquisa de Benefícios Aon

Principais benefícios de saúde oferecidos:

  • Assistência Médica: a assistência médica continua sendo prevalente, com 98,4% das empresas oferecendo esse benefício aos seus colaboradores.
  • Assistência Odontológica: benefícios de assistência odontológica são oferecidos por 92,5% das organizações.
  • Programa de Saúde Mental: 73% das empresas têm ações voltadas para o bem-estar psicológico dos trabalhadores, um aumento de 33 p.p. em relação a 2021.
  • Telemedicina: o serviço de telemedicina é oferecido por 86,3% das empresas, um aumento de 13,4 pontos percentuais em relação ao período de 2020-2021.

“Abordar o impacto dos custos médicos é crucial, especialmente em um momento de volatilidade econômica e inflação global significativa” destaca Leonardo Coelho. “Os especialistas Aon projetaram para 2024 aumento de 14,1% nos custos de planos de saúde corporativos, similar ao patamar de 14,4% de 2023. Para 2025 já observamos uma tendência de leve redução nesses percentuais. Nosso compromisso é apoiar nossos clientes com soluções inovadoras e estratégicas de gestão de Capital Humano que os ajudem a controlar e gerenciar esses custos de maneira eficaz, garantindo a sustentabilidade financeira das organizações e o bem-estar de seus colaboradores. Estamos no limiar de uma mudança profunda, onde inovação, sustentabilidade e adaptação são essenciais para enfrentar os desafios do setor de saúde.”

Sobre a Pesquisa de Benefícios 2023

Pesquisa de Benefícios 2023 da Aon envolveu a participação de 929 empresas de diversos setores e portes no Brasil e mais outras 1.000 empresas em diferentes países da América Latina. O estudo abrangeu cinco dimensões do bem-estar: físico, emocional, social, financeiro e profissional. Os resultados mostram um aumento na adoção de programas de bem-estar e a importância crescente dessas iniciativas para a valorização de talentos, além de promover a saúde integral dos colaboradores.

Relatório das Tendências Globais dos Custos de Saúde 2024

Relatório das Tendências Globais dos Custos de Saúde 2024 foi realizado em 113 escritórios da Aon em todo o mundo, com profissionais especializados em corretagem, administração e consultoria de planos de saúde custeados pelos empregadores. O relatório destaca a previsão de um aumento de 14,1% nos planos de saúde corporativos no Brasil para 2024, mantendo o patamar de 14,4% realizado em 2023. Esse aumento é impulsionado por fatores como inflação de preços, avanços tecnológicos e padrões de uso dos planos.

Human Insights Conference

No dia 13 de agosto, a Aon realizou o Human Insights Conference 2024 em São Paulo, reunindo líderes empresariais e de RH para discutir as tendências emergentes e as melhores práticas na gestão de recursos humanos. O evento contou com painéis sobre o impacto do aumento dos custos médicos na saúde financeira das empresas, iniciativas de bem-estar, futuro do trabalho, entre outros, reunindo especialistas e líderes de mercado para compartilhar suas experiências e insights.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui