JNS – Jornal Nacional de Seguros

 Suhai sugere cuidados em deslocamentos de terra 

Suhai Seguradora sugere cuidados valiosos em situações de desmoronamentos de terra

No período de chuvas, os deslocamentos de terra das encostas são comuns e a Suhai divulga os melhores cuidados a serem tomados

A Suhai Seguradora, que é a companhia líder de seguros no mercado brasileiro de motocicletas, recomenda uma série de cuidados valiosos para serem adotados na temporada de fortes chuvas, visando a prevenção contra deslocamentos de terra, que apresentam grande risco em locais montanhosos ou litoral.

Com o intuito de disseminar boas práticas no mapeamento e identificação de situações de risco que garantam a segurança de todos, a seguradora preparou dicas especialmente dedicadas a conscientizar motoristas, pilotos e condutores para evitar dores de cabeça em situações com deslocamento de terra.

A Suhai Seguradora tem divulgado oportunamente conteúdos, dicas, cuidados e conselhos que melhorem a vida das pessoas, seja em sua própria segurança, seja na manutenção e conservação de seus veículos.

Todas as dicas envolvem a observação ativa estando no carro, na moto ou fora deles. A observação é a primeira coisa a ser feita e mais essencial em locais onde deslizamentos sejam frequentes ou mesmo caso já tenham acontecido, mas há muito tempo.

1 – Observar os terrenos. Olhar se nos terrenos os postes, as árvores, os muros e as plantas estão com uma inclinação atípica ou anormal. Caso veja um poste inclinado ou um muro que não esteja na horizontal é um alerta de que a terra está deslizando e isso pode ter consequências maiores, portanto a indicação é se afastar dali o mais rápido possível.

2 – Detalhes nas construções. Nos imóveis reparar se há sinais anormais na construção. Caso haja rachaduras, trincas, saliências no chão, nas paredes ou no teto é um forte indício de que uma movimentação no terreno está alterando as estruturas essenciais, algo que coloca em risco a vida das pessoas e também a integridade dos veículos. Qualquer sinal nesse sentido é uma situação de emergência e a Defesa Civil deve ser acionada gratuitamente através do número 199.

3 – Evitar áreas de risco. Regiões litorâneas com encostas muito inclinadas ou que já são conhecidas por desabamentos e deslizamentos de terra são locais a serem evitados. Nesse caso a reincidência do acontecimento é um alerta de perigo iminente.

4 – Barro. Se no local onde estiver tiver muito barro, lama ou água barrenta é um sinal de que há muita água no solo e que isso pode levar a uma movimentação de terra. Se na temporada de chuva um terreno está encharcado ou alagado em região de encosta ou montanha, a recomendação é evitar estar ali pois o terreno pode apresentar instabilidade.

5 – O que se deve fazer? Em situações de emergência, urgência ou avaliação de riscos, seja antes ou depois de algum fenômeno natural acontecer, as autoridades e órgãos competentes devem ser imediatamente acionados. Principalmente o Corpo de Bombeiros, através do número 193 ou então a Defesa Civil, pelo 199 — ambos podem ser contatados gratuitamente.

A Suhai reforça que sob qualquer suspeita, a recomendação é sair imediatamente do local, procurar abrigo seguro em locais planos, distante de montanhas, morros, encostas e sem risco de desabamento ou deslizamento de terra.

Janaína Iziquiel, diretora de marketing e comunicação da Suhai Seguradora, reforça que a companhia se preocupa constantemente com a segurança das pessoas e por isso vem trabalhando com divulgação de materiais que são de utilidade pública. “A Suhai é uma seguradora que vai além de proteger bens como carros e motos e se dedica a garantir a segurança de nossos clientes, de seus entes queridos e dos próximos, sempre informando e conscientizando a sociedade para que todos entendam cada vez mais sobre atitudes de segurança para si, para seus veículos e deixando as informações claras para descomplicar o entendimento do seguro no Brasil”, comenta a executiva.

A Suhai se coloca inteiramente à disposição dos clientes para atender em situações de emergência com seus veículos, oferecendo assistência 24h pronta para sempre auxiliar o cliente, além de guinchos para fazer o resgate de carros e motos. A Central de Atendimento Suhai funciona 24h por dia e pode ser acionada gratuitamente, por meio do número 0800-327-8424.

Fonte: Camélia, 27/03/2023.

Sair da versão mobile