JNS – Jornal Nacional de Seguros

Semana reforça cultura e conexão entre colaboradores da MAPFRE

Seguradora realizou uma série de atividades online e presenciais para reforçar o propósito, visão e valores da companhia A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, promoveu a Semana da Cultura MAPFRE 2025 com uma série de ações voltadas para seus colaboradores de São Paulo, São Carlos e das diretorias regionais de todo o país. A companhia trouxe uma programação variada com temas que passaram por cuidado com as pessoas, clientes, compromisso com a sociedade, saúde, bem-estar, educação, IA, diversidade e iniciativas ASG por meio de atividades, palestras e apresentações.
 

A abertura do evento contou com uma roda de conversa mediada por Oscar Celada, CEO Adjunto de Negócios, Nelson Alves, CEO Adjunto de Finanças e Operações, Ana Paula Berniz, Diretora de Recursos Humanos, e Rosangela Paula dos Santos, Superintendente de Liderança e Cultura em Organização. 
 

Felipe Nascimento, CEO regional da MAPFRE Brasil, enfatizou a importância da Semana da Cultura MAPFRE, conectada aos valores da empresa: “Os valores da MAPFRE são integrados e conectados com nossa linha de atuação. São princípios que orientam nossas decisões interligadas à valorização de nossa solidez, integridade e o compromisso com  nossos clientes, trabalho em equipe e respeito pelas pessoas. A Semana da Cultura MAPFRE 2025 reforça a ideia de que o sucesso da empresa está intrinsecamente ligado à vivência de sua cultura. Conectar estratégia com atitude e resultado com propósito é fundamental para o crescimento”,  destaca o executivo. 
 

Dentre os destaques, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar de uma conversa  com o médico e escritor Dr. Drauzio Varella sobre o papel ativo no cuidado com a própria saúde. Já o empresário Geraldo Rufino, conhecido como um símbolo de superação, compartilhou sua visão sobre valores e propósitos de vida e no trabalho. 
 

A seguradora também promoveu palestras sobre Inteligência Artificial, investimentos, assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, o panorama do cenário brasileiro com base nos dilemas da idade, trabalho e da saúde depois dos 50 anos, além da estratégias para lidar com ansiedade, estresse e impulsos alimentares. 
 

A semana também foi uma oportunidade para os colaboradores conhecerem outras empresas do grupo, como a MAPFRE Investimentos, MAPFRE RE, MAWDY e Fundación MAPFRE. Ainda na linha de estratégia e negócio, os principais executivos dos canais apresentaram seus modelos de atuação.
 

Uma ação de voluntariado realizada no Edifício MAPFRE por meio de uma roda de conversa que permitiu que os colaboradores da companhia compartilhassem suas trajetórias com jovens da ONG Casa José Coltro, que se preparam para o mercado de trabalho. A ONG atua desde 1988 no Capão Redondo (SP), promovendo acolhimento e desenvolvimento social e profissional. A companhia também promoveu um movimento solidário – a Gincana Pé de Meia – que incentivou colaboradores de todas as regiões a arrecadarem mais de 4 mil meias para instituições que cuidam de pessoas idosas.
 

A seguradora também recebeu uma apresentação especial com integrantes do Instituto Olga Kos (que há 16 anos é referência na inclusão de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade), além da feira de mulheres empreendedoras periféricas do G10 Favelas, promovendo o empoderamento feminino e o empreendedorismo nas periferias.
 

Ana Berniz, diretora de Recursos Humanos da MAPFRE, destacou a relevância do comportamento e do cuidado no ambiente de trabalho: “É muito satisfatório ver nossos colaboradores engajados em nossa Semana de Cultura, que foi preparada com muito cuidado visando um impacto significativo no dia a dia do time MAPFRE. Quando a gente colabora com generosidade, escuta ativa e age com vontade, a cultura acontece. E, consequentemente, todo mundo se sente cada vez mais valorizado e respeitado“, destaca a executiva. 

Ações sustentáveis
 

Nos edifícios da MAPFRE em São Paulo e São Carlos o time de sustentabilidade promoveu oficinas de resíduo zero para ensinar os colaboradores a fazer a separação correta dos resíduos, além da ação “Plantando o amanhã”, uma atividade simbólica do plantio de mudas do Floresta MAPFRE, projeto que vai compensar 5,1 mil toneladas de carbono com a restauração florestal de uma área de 29,42 hectares, o equivalente a 30 campos de futebol no Parque Carlos Botelho, desenvolvido em parceria com a Reservas Votorantim 
 

A sustentabilidade é parte indissociável do nosso DNA e a Semana da Cultura MAPFRE reforça essa conexão ao mostrar que nossos valores, nossas práticas e a forma como nos relacionamos com o meio ambiente e com a sociedade estão profundamente entrelaçados. Cultivar uma cultura organizacional sustentável é garantir que nossas escolhas como empresa estejam alinhadas com o futuro que queremos construir: mais justo, equilibrado e consciente. Esse é o compromisso da MAPFRE e de todos que fazem parte dessa jornada”, destaca Fátima Lima, diretora de Sustentabilidade da MAPFRE. 

Sair da versão mobile