Felipe Ceitlin, Head Comercial da TEx, destaca vantagens de se ter um sistema eficiente de Gestão de Relacionamento com o Cliente
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que traduzimos por Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou seja, é um sistema elaborado para assumir o controle de processos que envolvem o relacionamento com o cliente. Com base em dados detalhados sobre como ele se comporta na compra e no uso do serviço, é possível determinar políticas sobre como se relacionar com ele, com o objetivo de fidelizá-lo.
O alto nível de automação e de detalhamento sobre o perfil de cada segurado também permite aplicar uma boa estratégia de personalização de atendimento , que é fundamental para aumentar a satisfação e garantir essa fidelização. Outro ponto fundamental é que o CRM tem um importante papel na estruturação da operação da corretora. Isso facilita o processo de digitalização, fundamental para promover vendas online e dar suporte à inovação.
“No início da atividade de uma corretora a boa memória até pode ajudar com a lembrança de vários detalhes sobre cada cliente, além de facilitar o controle sobre os processos de relacionamento. Contudo, conforme o volume de negócios aumenta, esse controle começa a ser perdido”, destaca Felipe Ceitlin, Head Comercial da TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador.
“Como essa perda é gradual, a dificuldade pode não ser percebida com facilidade, até que a situação fique crítica e a eficiência seja perdida. Como um bom CRM armazena todos os detalhes sobre os consumidores, ele pode efetuar alguns procedimentos automaticamente, além de ser uma fonte de informações permanente sobre cada contato, com cada cliente”, explica.
O executivo destaca ainda 4 pontos fundamentais do porque o CRM deve fazer parte da rotina de uma Corretora:
Segurança – o banco de dados estruturado de um CRM profissional preserva a privacidade e os dados sigilosos de seus clientes, o que é fundamental para garantir a confiabilidade na Corretora e evitar punições, pois atualmente temos leis que regulam o uso de dados e protegem o consumidor. Além disso, permite controlar o que cada usuário pode fazer e visualizar com o seu login e senha, facilitando a gestão da equipe.
Automação – do ponto de vista operacional e da produtividade, a automação é um ponto alto em um CRM, que faz o recálculo automático de renovações, além do agendamento de cálculos perdidos em todos os ramos e seguradoras, bem como o envio automatizado de e-mails e SMS. O CRM faz a geração automática de cotações e propostas, além de permitir pesquisas diversas sobre clientes e apólices, que podem ser feitas em menos de 1 segundo, agilizando os processos internos e o atendimento. Os cálculos anteriores podem ser aproveitados e você tem todo o controle da produção na própria ferramenta.
Comissões – sobre o registro das comissões, que é uma tarefa que costuma exigir atenção e consome tempo para garantir precisão, você pode considerar um alto nível de automação, permitindo contar com relatórios automatizados com as previsões de comissões a pagar e a receber, baixa automática, percentuais de remuneração em vários níveis e regras diferenciadas de repasse.
Clientes – o relacionamento com o cliente vai ficar muito melhor com o controle e atendimento de sinistros, o que vai permitir que você se comunique com o segurado imediatamente a cada atualização. Um bom CRM também informa com avisos de envio de cotação, confirmação de contratação, vencimento de parcelas e renovações.
Fonte: a4eholofote, 20/01/2021.