JNS – Jornal Nacional de Seguros

Yelum conclui ciclo de patrocínios culturais

Iniciativas foram realizadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura

Como parte de seu compromisso com a promoção da arte e cultura para as múltiplas comunidades brasileiras, a Yelum, marca parte do Grupo HDI, concluiu, nos meses de setembro e outubro, as últimas fases de três importantes iniciativas culturais incentivadas: o Festival Paredes Vivas, a Caminhada Musical para a Terceira Idade e a Gincana Fotográfica, realizadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
 

Arte urbana e conscientização ambiental

Em sua segunda edição, o Festival Paredes Vivas trouxe um enfoque socioambiental ao utilizar tintas produzidas a partir de cinzas de queimadas dos biomas brasileiros para realizar pinturas artísticas em muros de escolas públicas de diferentes regiões do país. Entre fevereiro e junho de 2024, foram coletados 76,5 kg de cinzas na Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, por equipes de brigadas regionais e indígenas. 

O festival passou por cidades como Campo Grande (MS), Belém (PA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e São Paulo (SP), onde também foram realizadas oficinas com atividades de arte e educação, direcionadas a alunos de escolas públicas da região e com a participação de artistas locais para criar murais colaborativos.
 

As escolas atendidas foram: Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, na capital de Mato Grosso do Sul, com uma pintura de 114,4m²; EEMTI Matias Beck, em Fortaleza, com uma pintura de 96m²; CEPI Olga Mansur, em Goiânia, com uma arte de 390m²; EEEFM Cidade de Emaús, em Belém, com uma pintura de 104 m².

Inclusão e arte ao ar livre

O projeto Caminhada Musical para a Terceira Idade ofereceu uma série de quatro edições gratuitas em espaços públicos de São Paulo, Guarulhos e Campinas. Voltado ao público com mais de 60 anos, a iniciativa combinou roteiros de caminhada com apresentações musicais ao ar livre, conectando arte e lazer para os participantes. 
 

Cada edição foi associada a uma estação do ano e realizada em parques, como o Parque do Povo e o Parque da Independência, em São Paulo; o Bosque Maia, em Guarulhos; e a Lagoa do Taquaral, em Campinas. Para garantir a inclusão, as caminhadas contaram com intérpretes de Libras e monitores fisioterapeutas.

O projeto também realizou ações em instituições para idosos, como a Casa de Repouso Ondina Lobo e o programa Idade Ativa da UNISAL, e encerrou a temporada 2023/2024 com um concerto da Orquestra de Câmara Almai, no Auditório do Museu do Ipiranga. No total, foram mais de 2.200 participantes. 

Valorização cultural e social das comunidades

Organizado pela produtora Camino e patrocinado pela Yelum, o projeto Gincana Fotográfica teve como foco promover o desenvolvimento cultural e social em comunidades brasileiras. A iniciativa teve como base a realização de oficinas e atividades para incentivar o autoconhecimento e a valorização das culturas locais por meio da fotografia, focando em duas áreas principais: sustentabilidade e empoderamento feminino.
 

Além disso, o projeto atuou em três regiões: nas escolas públicas de São Paulo (SP), onde foram envolvidos professores e gestores; no Rio Arapiuns, em Santarém (PA), com mulheres ribeirinhas e indígenas; e em Sancho, Recife (PE), com mulheres pretas. As atividades foram alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), capacitando os participantes a assumirem responsabilidades por suas produções culturais e contribuírem ativamente para um futuro sustentável e inclusivo. O projeto resultou em mais de 3.900 pessoas impactadas. 

“Cada um desses projetos reforça o compromisso do Grupo HDI em gerar impacto positivo na sociedade. Acreditamos que a arte e a cultura são ferramentas poderosas de transformação pessoal, social e ambiental e, por isso, nos orgulhamos em apoiar iniciativas como essas, que inspiraram e engajaram as comunidades em diferentes regiões do Brasil”, conclui André Truzzi, VP de Transformação do Grupo HDI.

Sair da versão mobile