JNS – Jornal Nacional de Seguros

Pesquisa: homens estão levando a saúde mais a sério

Levantamento encomendado pela Bradesco Seguros aponta que 78% dos participantes masculinos fazem exames periódicos

Os impactos decorrentes da pandemia do Covid-19 despertaram a consciência sobre a importância da saúde no público masculino, segundo uma pesquisa encomendada pela Bradesco Seguros. Quando o tema é aquisição de plano de saúde, 46% dos respondentes confirmaram ter aderido por iniciativa própria. Já, quando perguntados se realizavam acompanhamento com uma equipe de saúde semestralmente, 32% dos homens responderam que sim. Ainda para entender melhor o comportamento dos segurados em relação ao bem-estar, foram apuradas as razões deste acompanhamento: 78% dos participantes masculinos responderam que fazem por cuidados com a saúde. 

“Os últimos anos foram catalizadores para a transformação da percepção sobre a saúde, com destaque para a mudança de comportamento relevante por parte dos homens. A pandemia trouxe uma discussão sobre os riscos da vulnerabilidade agravada pela baixa imunidade ou pela presença de outros marcadores como tabagismo, obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Isso trouxe uma virada de chave para o papel essencial dos cuidados com a saúde e uma melhor qualidade de vida nas pessoas”, explica Aline Thomasi, superintendente executiva da Bradesco Saúde e da Meu Doutor Novamed.

Aline Thomasi, superintendente executiva da Bradesco Saúde e da Meu Doutor Novamed

Os reflexos do coronavírus fizeram com que o historiador e jornalista Fábio Barros, de 54 anos, mudasse radicalmente a sua rotina. A doença deixou sequelas, como hipertensão e arritmia cardíaca, o que tornou necessário manter um acompanhamento regular com o cardiologista e o urologista. Também iniciou o acompanhamento da sua saúde mental, em decorrência da ansiedade que adquiriu no tempo de confinamento.
 

“Quando era jovem, fumava e bebia muito. Meu colesterol era muito alto. E, quando peguei o covid-19, tive muito medo de ser entubado. Fiz uma promessa e mudei de vida. Antes era sedentário ao extremo, passei a acompanhar mais de perto minha saúde, a correr e fazer musculação”, relata Fabio.

Segundo ele, a mudança de postura vem favorecendo não apenas o aspecto físico, mas também o mental. Desde o início de 2022, emagreceu 10 kg. Outro benefício é a redução da dosagem dos medicamentos, inclusive para o quadro emocional. “Venho conquistando bons resultados. Estou mais disposto e mais feliz”, conclui Fábio Barros.

Fonte: Approach, 09/11/2023.

Sair da versão mobile