Apoio às instituições poderá ser feito durante o “baile virtual”, que acontece na sexta (12), a partir das 18h
Em linha com seu posicionamento de sustentabilidade e cientes de seu papel social, a SulAmérica fechou uma parceria com o “Retiro dos Artistas” e o “Fundo Periferia Empreendedora” para estimular doações durante seu e-Carnaval SulAmérica. Durante as três horas de live, que será realizada dia 12 de fevereiro, entre 18h e 21h, os telespectadores poderão escolher e fazer doações diretamente para as instituições. “O Retiro dos Artistas é uma entidade centenária, que realiza um importante trabalho com artistas aposentados ou que precisem de algum apoio, sobretudo durante a pandemia, que afetou bastante este setor. E o Fundo Periferia Empreendedora está sendo muito importante para que pequenos negócios, localizados nas periferias do Brasil, sobrevivam durante a pandemia”, explica Tomas Carmona, superintendente de Sustentabilidade da SulAmérica.
Stepan Nercessian, ator e presidente do Retiro dos Artistas, explica que as doações diminuíram bastante no último ano. “O Retiro é sustentado exclusivamente por doações e tivemos uma redução importante em 2020 por conta do cenário pandêmico. Estamos bastante animados em conseguir uma boa ajuda com a divulgação do nosso trabalho durante este evento”, diz. A SulAmérica também preparou uma surpresa para os residentes do Retiro e oferecerá, dia 12 de fevereiro, um jantar especial e instalará um telão para que todos possam curtir os shows do e-Carnaval com Preta Gil, Péricles, Bell Marques e Jota Quest.
O Fundo Periferia Empreendedora foi criado em 2020 por meio da união da Empreende Aí, escola de negócios da periferia para a periferia, da Firgun, plataforma de empréstimo coletivo, e da Impact Hub, organização conectada a uma rede global de empreendedores. O objetivo foi montar um fundo emergencial de crédito para apoiar os pequenos e micro negócios que atuam em bairros da periferia como salão de beleza, barbearia e oficina de costuras. “Esses empreendedores são mais vulneráveis ao impacto da paralisação econômica provocada pelo coronavírus, pois eles não têm reserva de emergência nem capital de giro e têm mais dificuldade em acessar as linhas de crédito tradicionais”, explica Fabio Takara, fundador da Firgun. “Quanto maior for nosso fundo, mais pessoas conseguiremos ajudar”, completa.
A SulAmérica apoia iniciativas sociais, culturais e esportivas desde sua fundação, há 125 anos. Com seu programa Circuito SulAmérica Música e Movimento, a companhia investiu em projetos de culturais e esportivos por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Por mais de duas décadas, patrocina a Orquestra Ouro Preto e sua Academia, uma iniciativa que forma e dá bolsas a jovens músicos. A companhia também apoia projetos sociais voltados para a saúde física, emocional e financeira, por meio de leis de incentivo como Fundo do Idoso e Fundo da Infância e da Adolescência. Os projetos têm foco em prevenção e ampliação de atendimento em saúde, promoção de saúde e bem-estar emocional e capacitação, geração de renda e educação financeira.
Em 2019, a SulAmérica Investimentos lançou o fundo de ações Total Impacto FIA, também com carteira composta por empresas comprometidas com boas práticas de gestão socioambiental. O diferencial do fundo é que 100% da taxa de administração é doada para o desenvolvimento dos projetos da ONG Vaga Lume de incentivo à leitura na Amazônia. Em 2020, a ONG utilizou parte do recurso doado para desenvolvimento e compra de materiais pedagógicos enviados para nove comunidades e também para a estruturação de um modelo de treinamento e capacitação digital para voluntários e líderes comunitários.
Para combater a pandemia, a companhia tem realizado diversas doações para reformas de leitos, construções de hospitais de campanha, compras de EPIs para a rede pública de saúde e ativação de usinas de oxigênio no estado do Amazonas. Para conhecer mais as ações de sustentabilidade da SulAmérica, clique aqui .
Fonte: Weber Shandwick, 10/11/2021.