JNS – Jornal Nacional de Seguros

Decisão do STJ preserva acesso de 49M à saúde

Decisão do STJ preserva acesso de 49 milhões de brasileiros à saúde

A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) considera acertada a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acerca da cobertura dos planos de saúde, proferida nesta quarta-feira, 08, em benefício dos 49 milhões de brasileiros que contam com planos de assistência médica no país. A ratificação de que o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, da Agência de Saúde Suplementar (ANS), é taxativo, garante, em primeiro lugar, a segurança do paciente, além da segurança jurídica e da sustentabilidade dos planos de saúde. 

É importante destacar que o rol de cobertura da ANS é amplo, conta com mais de 3300 itens, e prevê a cobertura para todas as doenças listadas na CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A decisão do STJ reconhece que os mecanismos institucionais de atualização do rol são o melhor caminho para a introdução de novas tecnologias no sistema. Hoje, o Brasil tem um dos processos de incorporação de tecnologias mais rápidos do mundo, podendo ser finalizado em quatro meses. Essa avaliação é feita de maneira democrática, após a participação de associações de pacientes, associações médicas e especialistas. 

Todo este arcabouço regulatório, preservado pela decisão do STJ, garante a sustentabilidade do sistema e beneficia tanto beneficiários quanto as empresas do setor, e mantém o modelo suplementar de assistência à saúde do brasileiro alinhado aos sistemas mais organizados e eficazes de todo o mundo. 

A decisão do STJ significa o respeito à ciência, que tem se mostrado tão importante para salvar vidas na pandemia. O rol da ANS é definido com base nas melhores evidências científicas, por colegiados plurais, democráticos, com representantes de todos os segmentos envolvidos, incluindo pacientes. 

Importante reforçar que ninguém perderá acesso a procedimentos. A decisão traz mais, e não menos, segurança e assistência aos beneficiários de planos de saúde.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) representa 15 grupos de operadoras de planos de saúde. Juntas, elas representam 40% dos beneficiários dos planos de assistência médica e odontológica do Brasil.

Associadas à FenaSaúde 

Allianz Saúde; 

Amil Assistência Médica Internacional; 

Bradesco Saúde; 

Central Nacional Unimed; 

Gama Saúde; 

Golden Cross; 

Itauseg Saúde; 

MetLife Planos Odontológicos; 

NotreDame Intermédica Saúde; 

OdontoPrev; 

Omint Serviços de Saúde; 

Porto Seguro – Seguro Saúde; 

Sompo Saúde Seguros; 

SulAmérica Saúde; 

Unimed Seguros Saúde.

Fonte: Conteúdo, 09/06/2022.

Sair da versão mobile