O presidente do Sincor-RS, André Thozeski, anfitrião do congresso, explica que o evento de qualificação foi construído sob quatro trilhas. É muito importante que todos estejam alinhados com elas para melhor usufruir dos dois dias de trabalho, que ocorrerão em 8 e 9 de agosto, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre.
Veja, em primeira mão, o manifesto do Brasesul 2024:
PARTICIPAR, COMUNICAR, HUMANIZAR E AGIR
São muitos os desafios para inovar nossos negócios e nossas relações com a indústria de seguros e com nossos clientes, visando o melhor atendimento ao consumidor.
Somos quem convive com 4 Gerações de Clientes e Prospects simultaneamente e, portanto, precisamos saber conviver e entender todos sem conflitos, com boa informação, respeitando a individualidade e atendendo suas expectativas.
Para a busca do equilíbrio em tudo isso, nos apoiamos na visão de uma filosofia de vida. Como o exemplo do modo de viver dos Suecos. A expressão “lagom”, definida pela escritora e fotógrafa Lola Akinmade Åkerström, resume essa ideia:
“Para mim, ‘lagom’ significa, na verdade, a melhor solução, não a solução perfeita, para criar equilíbrio em qualquer contexto.” “Pense em ‘lagom’ como uma balança imaginária que precisa sempre estar equilibrada”
O conceito é difícil de traduzir porque muda de significado conforme a situação e em diferentes contextos.
Pode significar “apropriado” no âmbito social, “moderação” na comida, “menos é mais” na decoração de interiores, “atenção plena” no bem-estar, “sustentabilidade” no estilo de vida e “lógica” nos negócios.
Mas tudo isso carrega uma conotação de tomada de decisão ideal.
E, sobretudo, representa tomar sempre a melhor decisão para você ou para o grupo em que você se encontra.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cld3rd9llwpo
Esta filosofia de vida nos auxilia em nortear aos fatores do ESG, demonstrando, de uma forma um pouco mais simples, uma abordagem de identificar, perceber nossas responsabilidades, bem como o caminho de iniciarmos a implementação e realização destas boas práticas. Abordagem de vida que se concentra em equidade, sustentabilidade e responsabilidade, sendo uma filosofia que incentiva as pessoas a encontrarem um equilíbrio saudável entre trabalho, lazer e responsabilidade social, incentivando as pessoas a viverem bem.
No Brasesul 2024 vamos nos aprofundar nos Desafios de Inovação e Desenvolvimento, sob os pilares da PARTICIPAÇÃO, COMUNICAÇÃO, HUMANIZAÇÃO e da AÇÃO, instigando e levantando questões e temas, para que os negócios sigam e prosperem, sejam para os Corretores de Seguros, Seguradores, Securitários ou Consumidores. Ainda, não basta Inovar simplesmente. Precisamos buscar o desenvolvimento. Visando nisso abordaremos o projeto do PDMS (Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros) desenvolvido pela CNSeg, que envolve a busca pelo crescimento do mercado como a Principal Cadeia de Distribuição. Com todos crescendo em sintonia, com sinergia, em uma única direção, ganharemos juntos e, com certeza, seremos muito mais felizes.
Foquemos nos pilares:
Participação: Necessitamos que as pessoas venham participar, interagir, opinar, dentro do conceito da ‘busca pela melhor solução’. O distanciamento entre nós tem criado um vazio… Necessitamos mais diálogo, maior troca de ideias. A busca de melhorias ao nosso setor é de nosso total interesse. A oportunidade estamos gerando aqui no Brasesul 2024. Vamos participar, juntos e plenamente, em nossas entidades e grupos!
Comunicação: Como hoje estamos tratando simultaneamente com 4 gerações diferentes, precisamos encontrar as formas de melhor nos comunicar com cada grupo (com a Geração dos ‘Baby Boomers’, com a ‘X’, com a ‘Y’ e com a ‘Z’), para obter o sucesso na comunicação e atender aos anseios de todos. Precisamos encontrar a melhor forma de atendimento e retorno a cada um. É muito importante termos conteúdos informativos e interessantes para ajudar os clientes a entender melhor os produtos e serviços oferecidos. Vamos buscar nos comunicar de forma clara, precisa e breve!
Humanização: Nos últimos tempos temos perdido a proximidade com as pessoas, nossa relação Corretores e Securitários tem sido mecanizada demais. Precisamos humanizar a relação, buscar entender os anseios de cada um ao nosso redor e de nossa cadeia. Precisamos voltar a ter o convívio, o respeito nas relações e aos pensamentos de cada um, buscando o equilíbrio da balança ao bem-estar de todos e na compreensão a cada momento e desejo de cada um, sem radicalizar ou menosprezar. Vamos urgente voltar a ouvir, buscar compreender e se comunicar de forma eficaz indo ao encontro a todos e levando sempre nosso fraternal abraço às pessoas de forma mais humana, compreensiva e trazendo empatia!
Ação: Precisamos de fato agir e sermos protagonistas deste novo tempo, colocar em prática a ação de desenvolvimento de nosso mercado. Os Corretores de Seguros, como o Principal canal de distribuição são fundamentais para isso. Necessitamos ainda trazer e conquistar mais consumidores, levando a proteção aos seus patrimônios. Vamos buscar estabelecer metas realistas, desafiadoras e alcançáveis, sendo persistente, não desistindo quando as coisas ficam difíceis. Vamos fazer acontecer, fortes e unidos ao nosso mercado!
Ao concluir o entendimento destes desafios de inovar, é importante avaliar as lições aprendidas neste nosso evento, documentar e utilizar estes resultados obtidos para alcançar o desenvolvimento das pessoas e do mercado.
De imediato utilizar o COMUNICAR, compartilhando as lições com a equipe e na forma de levar aos stakeholders envolvidos, para que todos possam obter um entendimento melhor em suas relações numa comunicação mais eficaz.
Desta forma já estamos iniciando o PARTICIPAR dentro do nosso próprio negócio, com uma participação ativa, a qual irá contribuir com ideias, sugestões e feedbacks para melhorar nosso negócio e podermos, de forma efetiva, nos inserir a nossas instituições e grupos.
Portanto, o HUMANIZAR já iniciou a ser realizado neste processo de relações, devendo ainda trazer, principalmente, aqueles que estão cada vez mais distantes, sejam pelas reduções de estruturas realizadas pelo mercado ou pelo distanciamento gerado pela própria velocidade dos negócios e de nossas vidas. Lembrando que todos nós somos responsáveis em voltar a humanizar nossas relações.
Enfim, já estamos no AGIR e com isso vamos ter os incentivos que mais necessitamos: a energia pela vontade de transformar e harmonizar nossas relações e o mercado, de uma forma equilibrada, buscando sempre “a melhor solução”, não “a solução perfeita”, ou seja, alcançando o ‘Lagom’.
No BRASESUL 2024 descobriremos que os caminhos para inovação e desenvolvimento do nosso mercado passam sempre por “primeiro inovar e desenvolver a nós mesmos”. Vamos trazer profissionais de destaque em suas áreas que nos ajudarão a compreender que a participação, a comunicação, a humanização e a ação, juntas, compõe um conjunto de soluções na busca pela inovação com desenvolvimento. Trabalharemos em busca do crescimento, obtendo novas habilidades. Juntos e em conjunto, teremos a evolução do nosso negócio – SEGUROS.